Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - BANNER MOBILE NIVER 62 ANOS
Anúncio - Pilates mobile topo
Anúncio - banner mobile
Anúncio - TOP LIFE RODAPE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - MOMENTO SUPERA
Anúncio - banner rodape
É IMPORTANTE SABER
Atualmente, a pergunta mais ouvida é: O que é uma epidemia?
Alguns confundem com surto e pandemia... Veja a diferença!
Publicado em 10/02/2020 às 08:55 Italo
Atualmente, a pergunta mais ouvida é: O que é uma epidemia?

Quando muitos casos de uma doença contagiosa começam a ser reportados pela mídia, logo surgem manchetes falando sobre determinado surto, epidemia e do risco de uma pandemia. Nem sempre, porém, fica claro o que é cada um desses níveis e exatamente em que momento passa-se de um estágio para o outro. Essa dúvida por parte da opinião pública pode ser notada nas redes sociais, onde os internautas fazem mil e uma perguntas para entender esses termos científicos. Então, apuramos o significado de cada um deles. Vale conferir:

O que é EPIDEMIA?

A epidemia é caracterizada pelo aumento concentrado no número de casos de uma doença em algumas regiões, em uma mesma época.

A doença epidêmica pode atingir uma escala a nível municipal, estadual, ou nacional. Esse problema acontece de uma maneira inesperada, com números acima da média do que poderia ser previsto para essa doença.

Por exemplo, algumas doenças acontecem em maiores casos em algumas estações do ano, pelo favorecimento de algum fator nesse período. Assim, os institutos de saúde já realizam uma previsão e estabelecem a média de casos esperados. Entretanto, essa doença pode superar os níveis previstos, passando a ser considerada uma epidemia.

Um grande exemplo de epidemia no Brasil é a famosa dengue. Esta doença tem ocorrência favorável de epidemias em épocas de chuva, quando é muito comum a existência de locais com água parada, ambiente típico para reprodução do agente causador da doença (o mosquito). Apesar de ser uma doença que ocorre o ano todo, nesse período se intensifica.

Além disso, as doenças podem ser classificadas de uma forma diferente, dependendo da gravidade e da proporção tomada.

SURTO

A doença é classificada como surto quando acontece de forma isolada em uma única região específica, com um aumento inesperado no número de casos. Um exemplo, é quando uma determinada doença acontece apenas em um bairro ou cidade, de forma isolada.

PANDEMIA

A pandemia apresenta um sinal maior de gravidade, pois a doença deixa de afetar apenas um país e passa a se espalhar para outras regiões do planeta, atingindo grandes proporções.

A gripe A foi inicialmente classificada como uma epidemia, com as primeiras ocorrências registradas no México. Porém, um tempo depois se tornou uma pandemia quando atingiu outros cinco continentes.

Algumas doenças consideradas pandêmicas são:

Aids;

Tuberculose;

Peste;

Gripe asiática;

Gripe espanhola;

Tifo;

Entre outros.

ENDEMIA

Uma doença é classificada endêmica quando ela é caracterizada por uma concentração dos casos com muita frequência em um único local. A partir disso, ela se torna endêmica, típica de uma determinada região.

As endemias podem acontecer de forma sazonal ou frequentes. Algumas doenças frequentemente classificadas como endêmicas:

Febre amarela, endêmica da região norte do Brasil;

Doença de Chagas nos anos 80, como endemia rural;

Malária e Aids em regiões da África;

Tuberculose em várias regiões do mundo;

Entre outros.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também