Mídia digital cresceu e 331 veículos jornalísticos são extintos no Brasil
A 3ª edição do Atlas da Notícia – base de dados criada para mapear as empresas produtoras de jornalismo no Brasil – mostra que 331 veículos jornalísticos foram extintos no Brasil, dos quais 195 (60%) foram da mídia impressa. Os dados indicam avanço da revolução da mídia digital e seu impacto sobre a circulação de exemplares em papel dos jornais, que seguem em queda vertiginosa desde 2014!
O Atlas da Notícia é uma iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e é inspirado no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review.
INTERNET, A NOVA FONTE DE INFORMAÇÃO
Outra fonte digna da maior confiança que mostra o declínio das mídias antigas (TV, rádio e jornal) é a pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, que mostrou que hoje 79% das pessoas utilizam o WhatsApp como principal fonte de informação. Mais de 136 milhões de usuários no Brasil usam o aplicativo, tornando ele a plataforma mais usada juntamente com o Facebook.
Depois do WhatsApp, outras fontes foram citadas, misturando veículos de comunicação tradicional e redes sociais. Aparecem na lista canais de televisão, lembrados por 50% dos entrevistados. Vídeos no YouTube (49%), Facebook (44%), sites de notícias (38%), Instagram (30%), rádio (22%), jornais impressos (8%) e Twitter (7%) foram as outras opções.
FONTE: Agências de notícias