O pão nosso de cada dia vai ficar mais caro no Paraná!
O preço do pão no Paraná deve subir pelo menos 5%, a partir de janeiro de 2020. A avaliação do setor é resultado da alta do dólar. Em Curitiba, atualmente o quilo do pão francês varia de R$ 8 a R$ 15, de acordo com a região onde fica a padaria. De janeiro a novembro, a moeda norte-americana acumula uma alta de 9,43%. E essa valorização reflete em muitos produtos oferecidos aos brasileiros.
No caso do setor de massas, pães, bolos industrializados e biscoitos, o reajuste tem uma explicação básica: mais da metade do trigo é importado para atender a demanda interna. O produto vem de países do Mercosul, principalmente da Argentina, mas, também do Canadá e dos Estados Unidos.
O preço da farinha de trigo corresponde a mais de 50% do custo na maioria dos produtos. É o que detalha o presidente do SIPCEP (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná), Vilson Borgmann.
“Com certeza vamos ter um reajuste no preço do pão. Nós viemos acumulando uma alta na farinha de trigo há alguns meses e estamos retraindo. O que eu vejo é que janeiro não terá como segurar mais”, conta ele.
“A política que a gente adota é: quando sobe o dólar, é segurar um pouco o preço para ver se ele vai firmar nessa alta. Agora a gente vê que está se mantendo, então não dá mais para represar esses custos”, explica.