Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
CINEMA GRÁTIS
Vários filmes no IFPipoca Semana da Criança no Centro Cultural
As sessões acontecerão nestas terça e quarta-feira (8 e 9)
Publicado em 07/10/2019 às 11:30 Italo
Vários filmes no IFPipoca Semana da Criança no Centro Cultural

Nesta semana, na terça e quarta-feira (8 e 9), acontecerá o 8° IFPipoca Semana da Criança no Centro Cultural, com entrada franca. O evento faz parte da programação da Semana da Cultura da Fundação Cultural de Umuarama.

As sessões infantis serão às 9  e 14 horas, para crianças de 6 a 10 anos. Os filmes de conteúdo juvenil, para adolescentes de 11 a 14 anos, serão às 10 e 15 horas. Todas as sessões terão duração de 40 minutos.

FILMES EM CARTAZ

Serão exibidos filmes de curta-metragem nacionais, com conteúdo didático e temas transversais, como “Calango!” (Alê Camargo, 2007), que mostra um esfomeado calango que decide que um grilo será sua próxima refeição; “O girassolzinho” (Douglas de Oliveira Soares, 2012); “Balada do guarda-roupa” (Diego Akel, 2014), uma livre interpretação animada sobre a música jazz-folk-swing-cigana da banda The Underscore Orkestra, em stop motion.

E ainda “Cadê meu rango?” (George Munari Damiani, 2012), que conta a história de um ladrão de comida na casa de um rapaz preguiçoso e solitário; “Escalada” (Luciana Eguti e Paulo Muppet, 2013) fala sobre o consumo sustentável numa história que se passa em uma ilha em forma de cubo; “Tim e Ted (Fernanda Ribeiro, 2012) – dois vizinhos que não se entendem; “O rei Gastão” (Diogo Viegas, 2013), a história de um reizinho; e “O cão e o hidrante” (Estúdio Makako, 2012).

IFPIPOCA ATRAIU QUASE 14 MIL PESSOAS

O cinema tem o poder de ensinar, emocionar, sensibilizar a alma e de transformar o ser humano. Os filmes trazem aos espectadores histórias que os interpelam de um modo avassalador porque não dispensam o prazer, o sonho e a imaginação.

O IFPipoca é um projeto vinculado ao programa “Faça Arte no IFPR” que desde 2010 exibe filmes de longa e curta metragem nacionais para o público infanto-juvenil, locados da Programadora Brasil.

Os objetivos gerais do projeto são promover educação e sensibilizar a comunidade para que seja desenvolvido e/ou ampliado o senso crítico intelectual, social e cultural da população, propiciar ao público em geral o conhecimento de filmes não-comerciais, filmes de arte e filmes de temática reflexiva, além de aumentar as opções de acesso à cultura e à arte para a população de Umuarama e região. O público-alvo do projeto são alunos de todos os níveis educacionais e comunidade em geral. Os filmes são selecionados de acordo com a faixa etária do público.

Os parceiros do projeto são a Programadora Brasil, órgão do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Umuarama, Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, Centro Cultural Vera Schubert, Secretaria Municipal de Umuarama, Núcleo Regional de Educação, escolas particulares e RUP FM 107,7.

Juntamente com o evento sempre é realizada uma mostra de artes visuais de criação do designer e professor do IFPR, Ivã Lima. No total, desde seu início, o projeto já realizou 131 sessões para um público de quase 14 mil pessoas. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também