Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
CLAUDIA LOBATO
Exposição reúne os encantos coloridos da Vida e da Natureza
Fascinada pelo mundo da arte desde criança, hoje ela é um sucesso!
Publicado em 23/09/2019 às 10:21 Italo
Exposição reúne os encantos coloridos da Vida e da Natureza

A artista Claudia Lobato completa 45 anos neste setembro. E, para celebrar todas essas primaveras, pensou em algo inusitado. Para este aniversário as tradicionais velinhas foram substituídas por 45 cenas da natureza em forma de Arte!

Elas estão reunidas na exposição “Pé de planta, pede Arte” apresentando a sábia mescla de natureza e arte que é a vida da artista. Uma plantinha aqui, um olhar atento a um detalhe ali e muita alegria e cor em tudo. Suas nuvens, árvores, flores e borboletas nos convidam para um olhar atento, para perceber detalhes que muitas vezes passam despercebidos na correria do dia-a-dia.

A exposição é uma produção do Atelier Beijocas Coloridas em parceria com a Fundação Cultural. A abertura será no próximo domingo, dia 29 de setembro, às 16 horas, e ficará aberta para a visitação até o dia 13 de outubro, no hall do Centro Cultural de Umuarama.

UMA VIDA INTEIRA DEDICADA À ARTE!

Claudia Lobato é umuaramense, formada em Artes Visuais na Universidade Federal do Paraná, Pintura na Escola de Música e Belas Artes e especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela Uninter. Arte educadora há mais de vinte anos, leciona no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho e em outras escolas da cidade desde o seu retorno em 2010.

Marcados por encontros e reencontros, esses anos transformaram seu trabalho em um retrato colorido e, embora leve, revelador dos segredos que a natureza guarda tão bem. Seu olhar poético e suas cores revelam-se nas obras, às vezes nos rabiscos, no inacabado, no fluxo contínuo das horas do dia.

Encantada pelo mundo da arte desde criança Claudia Lobato estudou música, dança, participou de eventos artísticos em sua infância e adolescência. Aos 15 anos começou a desenhar e pintar e nunca mais parou!

Em 1992 realizou seu primeiro curso de desenho no Centro Cultural de Umuarama. No ano seguinte mudou-se para Curitiba com o claro objetivo de cursar Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Paraná. Um novo mundo surge, então, para Claudia: é possível aprender e ensinar Arte!

Nos anos seguintes dedicou-se ao estudo da Arte, o que a levou a conhecer museus, artistas, obras, linguagens e técnicas. Aos poucos abriu-se um leque de possibilidades na produção artística.

Enquanto lecionava na Capital, a necessidade da prática estética impulsiona-a a produzir arte, o que a levou direto à fonte de tantos outros artistas: Escola de Música e Belas-Artes, que passou a frequentar em 2003. Começa o curso de Bacharelado em Pintura procurando um modo de pintar e desenhar que evidencie a singularidade de seu modo de ser, pensar e dar materialidade ao próprio imaginário.

Em 2010, quando voltou para Umuarama, envolve-se com projetos artísticos e em pouco tempo o Centro Cultural da cidade volta a ser seu lugar de viver e fazer Arte. Nos últimos anos esteve à frente das Deusas do Ventre, grupo de dança que coordenou em parceria com o IFPR e a Fundação Cultural.

Com muitas ideias na mente e no coração, Claudia Lobato realizou inúmeras atividades em diferentes linhas artísticas nestes últimos anos. Pode-se encontrar a arteira lecionando Arte, dançando, produzindo cenários, peças artesanais e decorativas, participando de eventos e saraus. Claudia espalha cores por onde passa!

BEIJOCAS COLORIDAS

Em 2016 inaugurou um novo espaço: Beijocas Coloridas, seu lugar de produção, pesquisa e ensino de arte, onde nascem seus desenhos e pinturas. Um lugar especial junto ao seu Jardim Arteiro, cercado de flores, suculentas e pássaros, fonte de inspiração para seus desenhos e pinturas repletas de cores.

Os encontros e reencontros destes anos transformaram seu trabalho em um retrato colorido e, embora leve, revelador dos segredos que a natureza guarda tão bem. Seu olhar poético e suas cores revelam-se nas obras, às vezes nos rabiscos, no inacabado, no fluxo contínuo das horas do dia.

A exposição “Pé de planta, Pede Arte” é uma amálgama de natureza e arte, de cores e linhas, dos ires e vires sem a pressa frenética da vida contemporânea. Ver Claudia Lobato pedalando pela cidade é como um convite à observação da vida, sem pressa, sem medo, sem culpa, sem dor! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Claudia Lobato espalha cores por onde passa! Com seu olhar poético e seu talento nos traços e tintas, cria obras que retratam a beleza da vida e a alegria de saber viver!

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também