A 1ª estrada rural asfaltada pela Prefeitura da história de Umuarama!
Na manhã de quarta-feira (28) já foi possível trafegar entre a Avenida Portugal e a Estação de Captação da Sanepar por um percurso totalmente asfaltado!
A pavimentação da Estrada Jaborandi já chegou em meia pista ao Jardim Soluar, que dá acesso à avenida por meio de uma via marginal. O trecho que ainda não recebeu pavimento já conta com compactação, solo-cimento e pintura com emulsão asfáltica. A conclusão do serviço é questão de dias.
A PRIMEIRA!
A Estrada Jaborandi é a primeira das estradas rurais que a Prefeitura de Umuarama está pavimentando através de uma parceria. “Temos aqui recursos federais, obtidos através de emenda ao Orçamento da União apresentada pelo ex-deputado Alfredo Kaefer, o investimento dos moradores beneficiados com a obra, de acordo com a testada de suas propriedades, e uma contrapartida do município, em recursos próprios”, lembrou o prefeito Celso Pozzobom.
O resultado dessa união de esforços, segundo ele, “é uma estrada segura, confortável e de alta durabilidade, que vai garantir conforto e segurança ao grande volume de veículos que por ali transitam, já que o trecho abriga grande quantidade de chácaras, agricultura familiar, uma área de proteção ambiental (APA) e dá acesso à captação da água que é consumida pela nossa população”, reforçou o prefeito, que tem visitado constantemente o serviço.
São cerca de 6 quilômetros entre a Avenida Portugal e a estação de captação de água no rio Piava. A maior parte já conta com asfalto, gramado nas laterais e caixas para contenção de água das chuvas. “Já podemos contemplar a configuração final da via, faltando apenas a cobertura com massa asfáltica na reta final. A frente de trabalho segue rápido sentido à avenida e a conclusão será muito antes dos seis meses previstos no contrato”, disse o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.
ASFALTO NAS ESTRADAS RURAIS
A obra marca o início do programa de pavimentação de estradas rurais da Prefeitura, visando a melhoria da infraestrutura e saneamento. O prefeito Celso Pozzobom tem acompanhado a obra ao lado do secretário Isamu, do diretor de Obras, Nelson Bigeschi, e do secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti.
A via terá 6 metros de largura, mais um metro de grama e um metro de área livre de cada lado. Serão 10 metros de espaço para o tráfego, manobras de veículos e apoio em caso de parada, totalizando 36,7 mil m² de asfalto com ondulações (acompanhando as microbacias) e faixas gramadas.
O projeto foi viabilizado com a adesão dos moradores, que assumiram parte dos custos. O custo total foi estimado em R$ 3,8 milhões, com R$ 2,9 milhões rateados entre o município e os donos de áreas rurais ao longo da estrada e o restante assegurado por emenda parlamentar.
EDIÇÃO: Italo Fábio Casciola
FONTE: Secom/Prefeitura