Em todo o Paraná, apenas 30 cidades possuem salas de cinema!
Ir ao cinema era programa obrigatório em tempos passados aqui no Paraná. Em Umuarama, por exemplo, havia dois cinemas: Cine Guarani e depois o Cine Umuarama. Ambos fecharam há muito tempo... Atualmente, o público tem um excelente espaço para assistir grandes lançamentos, simultaneamente com as grandes capitais brasileiras: Cine Vip.
Porém, a realidade é que o cinema atualmente – em tempos modernos, em que a maior parte dos humanos está conectada na internet em tempo real – praticamente desapareceu no Paraná, e no Brasil...
E esta não é uma conversa de um saudosista, que foi feliz na adolescência frequentando os antigos Cine Guarani e Cine Umuarama, onde eram exibidos filmes que hoje são clássicos da História da Sétima Arte. É realidade, sedimentada em números...
NO PARANÁ, APENAS 30 CIDADES TEM CINEMA...
Quem vive no Paraná e é apaixonado por cinema, pode ser uma frustração assistir a um filme, pois a maioria dos municípios não possui cinema. É verdade, sim...
Apenas 30 dos 399 municípios paranaenses (7,5% do total) – vejam que ABSURDO! - possuem algum complexo para exibição de filmes, revela um informe de mercado oficial da Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicado esta semana. Ou seja, são dados atualíssimos!
Segundo o levantamento da Ancine, em todo o Paraná existem apenas 55 complexos cinematográficos e 200 salas de exibição espalhadas por 30 cidades! Esses municípios concentram um contingente de 6.396.343 pessoas, o equivalente a 56,4% da população paranaense. Vejam o detalhe: mais de 6 milhões de habitantes!
A MAIORIA ESTÁ EM CURITIBA...
E a maioria estão em Curitiba: 15 complexos e 81 das salas de exibição. Além disso, outros municípios da Região Metropolitana de Ccuritiba (Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Piraquara e São José dos Pinhais) possuem mais cinco complexos e 12 salas de exibição, ao todo.
Temos, então, que dos 55 complexos em todo o Paraná, 36,4% estão na RMC - que concentra 31,9% da população paranaense (3,62 milhões de pessoas). Já quanto às salas de exibição, 46,5% estão na Capital ou municípios do entorno.
E, se serve de consolo, vale registrar que nos últimos anos, inclusive, o mercado cinematográfico tem crescido no Paraná... Em 2011, por exemplo, haviam 152 salas de cinema em 25 municípios (com uma taxa de 68.682 habitantes para cada sala de cinema – que ABSURDO, hein!). No ano passado, o número aumentou para 200 salas de cinema em 30 municípios (56.745 habitantes para cada sala de exibição – afe!).
Vamos torcer para que isso continue se repetindo, ou seja, que novos empreendimentos de exibição de filmes continuem surgindo no Paraná, oferecendo cultura e arte para o público – principalmente as populações das cidades que são carentes de cinemas. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
FONTE: Ancine
O primeiro cinema de Umuarama, Guarani.
O Cine Umuarama, que fechou nos anos 80...
O atual, Cine Vip, exibe excelentes filmes!