Vai viajar para o Paraguai? Fique atento com a vacinação
O Paraguai entrou para a lista de países que exigem de brasileiros a vacina contra a febre amarela. Com a mudança, qualquer passageiro com mais de um ano de idade que for viajar ao país terá de portar o Certificado Internacional de Vacinação. A vacina precisa ter sido tomada ao menos 10 dias antes da data da viagem.
Por Guaíra passam centenas de veículos por dia com destino o Salto del Guairá para o turismo de compras. No final da semana passada foi divulgado que a vacina seria cobrada somente para quem fosse além do Salto, porém a Vigilância Sanitária teve uma atualização na sexta-feira (7), onde diz que até mesmo no Salto será cobrado o comprovante.
Até então o documento era exigido pelo governo paraguaio de viajantes que estivessem seguindo ou que estiveram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, considerados áreas de risco para contaminação pela doença. Agora a regra vale para qualquer turista brasileiro.
Atualmente o documento pode ser emitido online, bastando tomar a vacina e enviar os comprovantes pela internet. Ao ser aprovado, o Certificado Internacional é enviado ao solicitante por e-mail para ser impresso em casa, sem nenhuma burocracia. Ainda assim, o documento pode ser emitido presencialmente em unidades credenciadas.
Em Guaíra você encontra a vacina na Unidade Central de Vacinação, Rua Professor Galvoso, 516, Centro. Horário de Atendimento: 7:30 às 12 horas e das 13:30 às 17 horas de segunda a sexta. Fone: 3642-8685. Lembrando que a vacina deve ser tomada com 10 dias de antecedência antes da entrada no país vizinho.
Caso você já está vacinado, providencie o Certificado Internacional de Vacinação. O Certificado Internacional de Vacinação é emitido pela ANVISA através da comprovação (carteira de vacinação) da vacina de Febre Amarela. Em Guaíra o escritório da ANVISA fica na Rua Bandeirantes, s/n, Porto Sete Quedas (Porto da Balsa). Horário de atendimento: 9:00 às 11 horas e das 15 às 17 horas de segunda a sexta. Fone: 3642-3859.
FONTE: Prefeitura de Guaíra