Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - PIZZA
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - FECOUM
Anúncio - Campanha transito mobile
Anúncio - mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - campanha nova mobile
VISITE E CONHEÇA:
Lar São Vicente de Paulo: referência em atendimento ao idoso
Instituição atende, há 51 anos, pessoas em regime de internato
Publicado em 23/04/2019 às 16:21 Italo
Lar São Vicente de Paulo: referência em atendimento ao idoso

Existem várias modalidades de atendimento à pessoa idosa, como os centros de convivência, centro dia, casas lar, residência temporária, república, família acolhedora, família natural e atendimento domiciliar, tipos de atendimentos na chamada “modalidade não asilar”.

Em Umuarama, em funcionamento há 51 anos, existe o Lar São Vicente de Paulo, também chamado de Asilo, em regime de internato.

Para poder administrar as ações de assistência social ao idoso, o Ministério do Desenvolvimento Social define instituições como o Asilo São Vicente de Paulo como uma Instituição de Longa Permanência do Idoso (Ilpi), direcionado ao idoso sem vínculo familiar, abandonado ou sem condições de prover sua própria subsistência por meio da alimentação, de cuidados com a saúde e de convivência social.

Com o crescimento da população idosa no Brasil, a questão social dos idosos tornou-se um grande desafio, visto que o prolongamento do tempo de vida da humanidade apresenta uma série de contextos socioeconômicos que precisam ser discutidos: o ‘envelhecer’, que antes era privilégio de poucos, transformou-se na maior conquista do século XX.

Trata-se de uma realidade que reflete em grandes mudanças sociais, culturais, econômicas, institucionais e familiares, e que requer a necessidades do fortalecimento de políticas públicas de prevenção e promoção da saúde, que visem o bem-estar do idoso.

LONGA PERMANÊNCIA

O serviço de acolhimento nas Ilpis´s destina-se a idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência. Os casos excepcionais compreendem as situações nas quais os idosos não dispõem de condições para permanecer com a família, devido a fatores relacionados a questões como violência física, psicológica e negligência, violência sexual (abuso e/ou exploração sexual), situação de rua, mendicância e abandono e afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção, dentre outras situações que provocam danos e agravos à condição de vida e impedem o idoso de usufruir da autonomia e do seu bem-estar.

SERVIÇOS OFERECIDOS

O Asilo São Vicente de Paulo garante o atendimento das necessidades básicas dos idosos, tendo uma equipe de profissionais que garantem o funcionamento dos serviços, como cuidadores, profissionais de saúde, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, médicos e nutricionistas, além de toda equipe de limpeza.

No Asilo são desenvolvidas atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer diariamente, além de ações para o desenvolvimento de condições para a independência e o autocuidado, promovendo a convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência.

O Lar São Vicente de Paulo de Umuarama atende a mais de 80 idosos e está de portas abertas para visitações e necessita de apoio constante da comunidade. Interessados em contribuir basta entrar em contato pelo telefone (44) 3639-2527 ou pessoalmente. O Lar fica na rodovia PR-323 km 305.

FONTE: Publicado na Revista AMU - Associação Médica de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também