Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
SABADÃO
Comércio de Umuarama está livre para abrir aos sábados
Aciu promoveu pesquisa para nortear as decisões
Publicado em 09/04/2019 às 14:03 Italo
Comércio de Umuarama está livre para abrir aos sábados

De acordo com a legislação brasileira, as entidades responsáveis por definir os horários de abertura e encerramento das lojas do comércio são os sindicatos da categoria, porém, após reivindicações de seus associados, a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama)realizou uma pesquisa com 150 empresas sobre o assunto.

O objetivo da pesquisa, segundo o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, foi buscar dados para nortear os próprios empresários em uma tomada de decisão.

Após a publicação do Decreto 201/2018, as empresas de Umuarama ficaram livres para decidir sobre o horário de funcionamento. “Desde que respeitem com rigor as leis trabalhistas – principalmente com relação à duração da jornada de trabalho, horas extras, banco de horas, intervalos intrajornadas, etc. – a empresa pode abrir e fechar conforme lhe convier. Porém, como forma de ter material para orientar nossos associados com relação ao calendário de atendimento ao público em 2019, resolvemos buscar a opinião dos empresários em uma pesquisa simples e objetiva”, comenta o presidente.

Santos faz questão de destacar que como a Aciu é uma entidade associativa – e não sindical – significa que os resultados obtidos na pesquisa servem exclusivamente para “ter uma ideia de que forma pensa a maioria dos empresários do ramo do comércio entrevistados”.

Além disso, Orlando Santos deixa claro que os comerciantes não são obrigados a obedecer ao que foi apurado com a pesquisa. “Como já registrado, o Decreto 201/2018 garante liberdade total às empresas sobre horário de funcionamento; desta forma, se uma empresa estiver apta a atender quatro sábados por mês, está livre para isso”, afirma Santos.

O questionário apresentado aos associados da Aciu continha 9 perguntas, além de espaço para sugestões.

A primeira pergunta foi “Você é a favor da abertura do comércio em dois sábados por mês (no primeiro e no segundo)?”. A maioria dos empresários (55,3% – 83 dos 150 votos) respondeu ‘sim’, o que, segundo o presidente, já era esperado. “Muita gente nos procura dizendo que gostaria de abrir pelo menos dois sábados por mês, então tínhamos ideia de que o resultado fosse este”, comentou.

A pesquisa indicou ainda que os comerciantes já optaram em abrir sábado, dia 6, e no próximo sábado, dia 13, até às 17h. Entretanto, quando perguntados se queriam abrir em horário especial no sábado 20, após o feriado da Sexta-Feira Santa, a resposta da maioria (62,6%) foi ‘não’.

Outro ‘resultado’ que não causou surpresa ao presidente da Aciu foi a pergunta sobre a abertura do comércio em horário especial no Dia das Crianças (“12 de outubro é feriado [Padroeira do Brasil] e cai num sábado. Comércio deve abrir na sexta-feira (dia 11) até mais tarde?). “Por ser considerada a terceira melhor data para as vendas do comércio, acreditávamos que a maioria dos empresários votaria desta forma, por abrir na sexta até mais tarde [até às 20h]”, contou.

Como visto, será possível aos empresários abrirem as lojas todos os sábados, a partir desta semana. A maioria optou por abrir apenas duas vezes por mês.

SABADÃO

Este sábado, 13 de abril, é Sabadão do Comércio em Umuarama!

Aproveite o dia para passear e comprar com a família, pois as lojas do centro ficarão abertas até as 17 horas!

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também