Médico explica como dar vida longa ao cérebro
O Brasil possui cerca de 1,2 milhão de casos de Doença de Alzheimer que é a forma de demência mais comum. Essa doença não tem causa definida e é caracterizada principalmente pela perda de memória, de autonomia e de qualidade de vida, impactando a rotina de toda a família.
Dentre as muitas alterações no cérebro de pessoas com Alzheimer, a principal é a atrofia cerebral que cursa com a redução do número de neurônios (células cerebrais) e a redução das ligações entre essas células (sinapses cerebrais).
Outras doenças como Doença de Parkinson e Demência Vascular também podem cursar com perda de memória e da autonomia do indivíduo.
Hoje já se sabe que manter o cérebro em constante atividade evita, ou ao menos adia, o surgimento dos sintomas do Alzheimer e da demência senil. “Realizando a Ginástica para o Cérebro o indivíduo prepara uma reserva cognitiva para o futuro!”, explica o médico Jackson Fuck, diretor e proprietário do Supera Umuarama. É com essa intenção que a cada dia mais idosos tem buscado a rede Supera de Ginástica para o Cérebro!
De acordo com Fuck, o método Supera propõe atividades de raciocínio e interação social que favorecem a mente idosa, mantendo-a ágil e funcional.
“Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro comprovou que os idosos que praticaram Ginástica para o Cérebro desenvolveram a capacidade do cérebro em 9%, em um determinado período. Já os idosos que não praticaram a Ginástica para o cérebro, passaram por perdas cognitivas de até 67%, no mesmo período”, explica Jackson Fuck.
Supera para Crianças e Adultos
Não são apenas os idosos que podem obter vantagens com o método Supera. A Ginástica para o Cérebro desenvolve a concentração, a agilidade mental, o raciocínio lógico-matemático, o desenvolvimento da linguagem, aumenta a autoestima e a segurança nas relações interpessoais, em todas as idades.
Na infância, a prática do método Supera facilita a aquisição do conhecimento, favorecendo a aprendizagem na escola. Diferente do reforço escolar, a Ginástica para o Cérebro não tem relação com os conteúdos, mas com o raciocínio e a gerência das emoções.
Com o método Supera, a criança desenvolve a confiança pessoal e a autonomia, reduzindo a ansiedade e o nervosismo ao realizar as tarefas diárias. A ansiedade infantil pode estar associada à insegurança social, medos ou à sensação de incapacidade frente aos desafios da aprendizagem.
A Ginástica para o Cérebro ainda é um poderoso estímulo para pessoas desatentas desenvolverem a almejada concentração, aprendendo com mais facilidade e potencializando resultados na vida pessoal e no trabalho.
Para que a mente fique clara e as emoções bem administradas, o método Supera propõe jogos, brincadeiras e exercícios que estimulam a vida em coletividade e as atitudes de sucesso.
“O objetivo do Supera é desenvolver as Habilidades Cognitivas (inteligência, raciocínio, memória,...), Habilidades Sócio Emocionais (superação, controle do estresse, persistência, paciência,...) e Habilidades Éticas (noção de certo e errado, respeito ao próximo, limites...)”, explica o médico Jackson Fuck, proprietário do Supera Umuarama.
Supera em Umuarama
A Rede Supera já existe há 13 anos e está crescendo de forma exponencial, estando em todos os estados do brasil e contando com mais de 350 unidades e mais de 120.000 cérebros treinados.
A unidade do método Supera de Umuarama inaugurou em agosto de 2018, e é motivo de orgulho para a cidade, pois já conquista posição de destaque na rede, sendo uma das que mais cresce em toda a região sul do Brasil, afirma Jackson.
E esse sucesso só tem uma explicação: O método Supera vem de encontro com as necessidades das crianças, adultos e idosos de Umuarama e região, que buscam alcançar sucesso em todas as áreas da vida!
Você pode participar de uma aula experimental no Supera e sentir os resultados da Ginástica para o Cérebro! Para mais informações, procure pela unidade Supera Umuarama, na Av. Paraná, 5885 ou ligue para (44) 3624-4060 ou (44) 99166-3284 WhatsApp ou cadastre no site https://metodosupera.com.br/desperte-seu-cerebro/.
Por Anita Leite