O poder de Google e Facebook apavora a velha mídia impressa!
A Primeira Emenda da constituição dos Estados Unidos impede que o governo regule a imprensa e limite a liberdade de expressão no país, mas o poder do duopólio digital (Google e Facebook) chegou a tal ponto que, hoje, eles são os reguladores do jornalismo norte-americano.
O alerta é de David Chavern, presidente e CEO da News Media Alliance (NMA), instituição resultante da Newspaper Association of America (NAA) e que reúne mais de 2 mil veículos de imprensa dos Estados Unidos e do Canadá, além do gigante de mídia alemão Axel Springer. "Curiosamente, ao mesmo tempo, somos (o jornalismo) mais centrais para a conversa pública. As pessoas falam mais sobre jornalismo do que há três ou quatro anos", disse.
Em entrevista ao podcast do site Recode, Chavern justificou a adevertência. "Eles (Facebook e Google) determinam quais de nossos conteúdos são entregues a quem, em que prioridade, como são monetizados, se existimos em suas plataformas ou não", afirmou. "Eles ficam entre nós e nosso público e determinam tudo sobre esse relacionamento", enquanto a receita digital dos veículos jornalísticos não consegue substituir a queda nos valores que ingressam via publicações impressas.
Ao mesmo tempo, enquanto a maioria dos investimentos em publicidade digital vai para os cofres de Google e Facebook, essas mesmas empresas se interpõem entre os produtores de conteúdo e seus clientes, dominando a distribuição e os anúncios, até mesmo os mais locais.
"O Google não costumava ter produtos de publicidade para seu florista local, que estava anunciando no jornal da localidade. Agora eles fazem e assim o monopólio da publicidade está se expandindo", lamentou.
PUBLICADO POR: Associação Nacional de Jornais (ANJ) – “O poder de Google e Facebook é tanto que eles viraram reguladores da imprensa, diz Chavern, da NMA”