Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - PIZZA
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Móbile
Anúncio - Banner Mobile
Anúncio - Móbile rodapé novo
Anúncio - IPTU FASE II MOBILE
OS TEMPOS MUDARAM...
O poder de Google e Facebook apavora a velha mídia impressa!
Quem era chamada de Quarto Poder perdeu seu espaço para a internet
Publicado em 13/03/2019 às 13:57 Italo
O poder de Google e Facebook apavora a velha mídia impressa!

A Primeira Emenda da constituição dos Estados Unidos impede que o governo regule a imprensa e limite a liberdade de expressão no país, mas o poder do duopólio digital (Google e Facebook) chegou a tal ponto que, hoje, eles são os reguladores do jornalismo norte-americano.

O alerta é de David Chavern, presidente e CEO da News Media Alliance (NMA), instituição resultante da Newspaper Association of America (NAA) e que reúne mais de 2 mil veículos de imprensa dos Estados Unidos e do Canadá, além do gigante de mídia alemão Axel Springer. "Curiosamente, ao mesmo tempo, somos (o jornalismo) mais centrais para a conversa pública. As pessoas falam mais sobre jornalismo do que há três ou quatro anos", disse.

Em entrevista ao podcast do site Recode, Chavern justificou a adevertência. "Eles (Facebook e Google) determinam quais de nossos conteúdos são entregues a quem, em que prioridade, como são monetizados, se existimos em suas plataformas ou não", afirmou. "Eles ficam entre nós e nosso público e determinam tudo sobre esse relacionamento", enquanto a receita digital dos veículos jornalísticos não consegue substituir a queda nos valores que ingressam via publicações impressas.

Ao mesmo tempo, enquanto a maioria dos investimentos em publicidade digital vai para os cofres de Google e Facebook, essas mesmas empresas se interpõem entre os produtores de conteúdo e seus clientes, dominando a distribuição e os anúncios, até mesmo os mais locais.

"O Google não costumava ter produtos de publicidade para seu florista local, que estava anunciando no jornal da localidade. Agora eles fazem e assim o monopólio da publicidade está se expandindo", lamentou.

PUBLICADO POR: Associação Nacional de Jornais (ANJ) – “O poder de Google e Facebook é tanto que eles viraram reguladores da imprensa, diz Chavern, da NMA”

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Dentista Anúncio - Interno novo Anúncio - Banner Interno Anúncio - Clarineis interno
Comentários
Veja também