Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
DENGUE
Bairro Saudável bate recorde na coleta de resíduos
Quase 80 toneladas de lixo foram retiradas das ruas
Publicado em 05/02/2019 às 10:01 Italo
Bairro Saudável bate recorde na coleta de resíduos

Você já deve ter recebido em seu WhatsApp, a seguinte mensagem:

Mas, você sabe o que é esse tal de “Bairro Saudável”?

Bairro Saudável é uma grande ação da Prefeitura Municipal de Umuarama que busca ajudar a população no combate ao mosquito da dengue. O projeto dá a oportunidade para os moradores se desfazerem de móveis velhos, tanques, bacias, baldes, brinquedos fora de uso, utensílios domésticos e outros materiais que possam acumular água. 

Com caminhões, os funcionários da Prefeitura de Umuarama passam recolhendo entulho e lixo que possa servir de criadouro para o mosquito da dengue nas casas, quintais e ruas.

Os dias de coleta em cada bairro são informados pelos agentes de combate a endemias, agentes de saúde e por um carro de som disponibilizado pelo município. Você pode receber essa programação pelo WhatsApp, solicitando informações à Coluna Ítalo, pelo telefone (44) 99941-8859.

A programação depende do tempo necessário para percorrer todas as ruas, do volume recolhido e de fatores climáticos – não há coleta em dias de chuva e nem aos domingos (no sábado o recolhimento é feito pela manhã).

Muitos dos resíduos jogados nas calçadas, para recolhimento, já deveriam ter sido levados pelos moradores para o aterro sanitário. “A população tem a responsabilidade de descartar corretamente os resíduos. A Prefeitura tem coleta diária do lixo orgânico, coleta semanal de recicláveis e ações esporádicas como coleta de folhas e galhos. O Bairro Saudável destina-se ao combate à dengue, portanto o alvo é qualquer material que possa acumular água e favorecer a reprodução do mosquito. Tem gente limpando o quintal e colocando lixo na calçada, o que dificulta o recolhimento”, lamentou o prefeito Celso Pozzobom.

A ação envolve várias secretarias municipais – como Saúde, Serviços Públicos, Fazenda (fiscalização do Código de Postura), Agricultura e Meio Ambiente, Covisa e outros – e uma grande equipe de servidores, além de serviço terceirizado de transporte de resíduos. “Pelo volume dessa primeira semana, estimamos um total muito maior de material nesta edição do programa. Nos anos anteriores foram recolhidos, respectivamente, 166 toneladas (em 2017) e 356,7 toneladas (2018) destinadas ao aterro sanitário municipal”, acrescentou o secretário de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo.

A Prefeitura de Umuarama totalizou o saldo da primeira semana de coleta do Programa Bairro Saudável e o resultado impressiona: entre segunda-feira, 28/01, e o último sábado, 2, já foram recolhidos 79.580 quilos de móveis velhos e demais resíduos em apenas quatro etapas (de um total de 17), sem contar o lixo eletrônico – que é coletado à parte, diretamente nas unidades de saúde.

Até sábado, os caminhões haviam passado pelas regiões do Parque Jabuticabeiras, Parque Industrial, Centro de Saúde Escola (região central), Jardim Lisboa e Primeiro de Maio, que concentram 31 bairros e localidades. “Foram quase 80 toneladas em menos de um quarto do total de bairros. Neste ano o total será bem expressivo, porém temos notado muito lixo e detritos que não são foco do programa, por isso o volume tem aumentado de forma um pouco exagerada”, comentou o prefeito Celso Pozzobom, ao receber os números.

Nesta terça-feira, 5, a coleta será realizada nos bairros Jardim das Garças (1, 2 e 3), parte da Zona 1, Zonas 6 e 7, Zona Armazém e Zona Industrial, que pertencem à UBS Posto Central.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também