Governo federal vai cortar 70% na gastança em propaganda
O Palácio do Planalto quer cortar até 70% do total gasto com propaganda direta do governo federal. Atualmente, três agências atendem à Secretaria de Comunicação: NBS, Calia e Artplan, que venceram a concorrência de 2017 e teriam contrato válido por cinco anos, até o fim de 2021, com a possibilidade de a contratação ser renovada ou não a cada ano. A verba para este ano é de R$ 150 milhões.
A mudança está sendo discutida em conjunto pelo ministro Carlos Alberto Santos Cruz, da Secretaria de Governo, pelo chefe da Secom, Floriano Barbosa, e por um ator externo ao Planalto: Carlos Bolsonaro, o filho do presidente Jair Bolsonaro, que, mesmo sem estar nomeado, cuida à distância da comunicação do governo.
Carlos foi um dos que mais pressão fizeram para que a medida prosperasse.
ELIMINAR BÔNUS DAS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA
O Planalto ainda não decidiu como eliminar os Bônus de Volume (BVs), conforme anúncio feito por Jair Bolsonaro no começo do governo.
Segundo a regra corrente, quanto mais publicidade uma agência destina a um veículo em determinado período de tempo, maior será o BV pago por este veículo à agência.
FINTE: Revista Época