Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
ENCONTRO HISTÓRICO!
Paulo Pimentel e Ratinho Jr, os mais jovens governadores do Paraná!
Há décadas fora da política, ele reapareceu mas a mídia não viu...
Publicado em 08/01/2019 às 17:54 Italo
Paulo Pimentel e Ratinho Jr, os mais jovens governadores do Paraná!

Cerca de duas mil pessoas acompanharam na terça-feira 1º de janeiro, no Palácio Iguaçu e na Assembleia Legislativa, em Curitiba, a solenidade de transmissão de cargo da ex-governadora Cida Borghetti ao governador Carlos Massa Ratinho Junior e ao vice-governador Darci Piana.

Familiares, ex-governadores, secretários, deputados, empresários e membros dos outros poderes participaram do evento.

Entre os presentes estava uma personalidade que faz parte da história política paranaense. Afastado da política há muitos anos, mas as suas realizações no passado foram importantíssimas para o desenvolvimento e modernização do Paraná e para gerações de paranaenses.

Entre elas posso destacar a criação da Telepar (telefonia), Copel (energia elétrica) e, especialmente aqui para nós da região Noroeste, a construção da rodovia PR 323. Vale abrir um parêntese: até então, não existiam estradas asfaltadas, todas eram de terra e quando chovia ‘não passava nem pensamento’ muito menos caminhões pesados que usados para escoar a produção em tempos de safras (o café, principalmente) e encalhavam em centenas de quilômetros de barro, crateras imensas e valetas provocadas pelas chuvas torrenciais de então... Formavam-se filas gigantescas de caminhões atolados pelo Noroeste afora...

Umuarama, na época vivia um ciclo ‘fora da civilização’: não tinha energia elétrica, nem telefones, nem asfalto, nem água potável, enfim, era carente em tudo! E foi Paulo Pimentel, depois de assumir o Governo do Paraná, na década de 1960, quem transformou nossa vida menos sacrificada e mais suportável.

As pessoas tem memória curta e nem recordam isso, por isso, achei oportuno usar a notícia do ‘reaparecimento’ de Pimentel na cena política para recordar a atenção que ele dedicou a Umuarama durante o seu mandato e, em forma de gratidão, gravar aqui esses fatos para o conhecimento da nova geração de umuaramenses.

Que fique registrado em alto relevo: Umuarama - e arredores – conheceram o desenvolvimento (na época se dizia ‘progresso’) graças a esse grande administrador que deixou saudade por sua honradez, por sua visão administrativa sempre à frente de seu tempo e, principalmente, porque era um político que não fazia promessas, detestava demagogia. Ele ia direto ao ponto:  fazia, mandava construir, realizava, resolvia os problemas e atendia a população que, repito, vivia um tempo de absoluto sofrimento pois era carente em tudo o que se podia pensar.

Pimentel cumpriu à risca o lema de seu governo: “Paraná, Aqui se Trabalha!”. E as suas realizações estão espalhadas por todo o Estado comprovando quão laborioso foi o governador mais jovem das Araucárias!

Foi um gesto nobre, de grandeza ímpar, de parte do novo governador Ratinho Júnior em convidá-lo para a sua posse e destacar em seu discurso o brilhantismo de Paulo Pimentel. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

PIMENTEL, O MAIS JOVEM GOVERNADOR DA HISTÓRIA DO PARANÁ!

Paulo Pimentel é o mais jovem governador da história do Paraná. Foi eleito quando tinha 35 anos de idade e assumiu o comando em 1966. O atual governador Carlos Massa Ratinho Júnior tem 37 anos e é o segundo mais jovem a ocupar o cargo.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Os governadores mais jovens da história do Paraná: Paulo Pimentel foi empossado em 1966 quando tinha 35 anos de idade; Ratinho Júnior tomou posse agora com 37 anos. Na imagem exclusiva para a posteridade: PP e Ratinho Jr durante a cerimônia de posse no dia 1º de janeiro de 2019, no Palácio Iguaçu. (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também