Pagaram mico: caneta Bic do presidente Bolsonaro não é Bic!
Desde o século passado, toda posse de um presidente da República é marcada por momentos históricos, entre eles a assinatura do termo de posse no cargo. E esse instante sempre foi registrado em fotografias para a posteridade. O detalhe nelas é que todos, sem falhar um, assinaram o documento com canetas caríssimas, de marcas memoráveis e todas folheadas a ouro – tanto a tampa como as penas! E, para ampliar ainda mais a importância de tal detalhe, essas canetas estão em exposição no Museu Nacional.
OS TEMPOS MUDARAM...
Eis que, de repente e de forma espontânea mas de fantástica repercussão, um presidente muda radicalmente esse habito secular! Tinha que repercutir e viralizou nas redes sociais no Brasil e no mundo!
Jair Bolsonaro, no momento histórico de assumir o cargo mais importante da República, sacou de sua caneta... esferográfica!!! Azul, simplesmente azul! E postou sua assinatura com toda pompa e retumbância naquele documento!!!
O detalhe saltou aos olhos dos experientes repórteres fotográficos e cinegrafistas que cobriam a cerimônia. E todos os zooms
apontaram na... caneta!!! Foram poucos segundos, mas vão valer a eternidade inteira, pois a simples canetinha esferográfica derrubou tradições de marcas usadas por ricos, famosos e poderosos para ostentar classe e intelectualidade!
ERRARAM NO DETALHE: A MARCA!
Se por um lado, a mídia percebeu em tempo relâmpago que o presidente Bolsonaro não usou uma caneta clássica, falhou redondamente ao noticiar apressadamente que se tratava de uma Bic, marca conhecidíssima em todo o Brasil pois é peça presente na vida de todo mundo, desde a idade escolar até as atividades profissionais na adultice.
Na verdade, o presidente Jair Bolsonaro assinou o termo de sua posse na terça-feira (1º) com uma caneta popular da marca brasileira Compactor, por uma divertida infelicidade é justamente uma concorrente direta da Bic.
A marca aproveitou o gancho e se manifestou em suas redes sociais: “Presidente @jairmessiasbolsonaro assinou a posse com Caneta 100% Brasileira. Compactor Economic. Uma honra ver nossa marca ajudando a escrever um capítulo tão importante na história do país”.
E, na quarta (2), o próprio presidente respondeu o post da Compactor: “Nós é que agradecemos a ótima qualidade e preço da caneta!”, escreveu Bolsonaro na web.
Já a marca Bic se diz lisonjeada em "ser reconhecida espontaneamente como uma marca democrática, que oferece produtos para todos os brasileiros, principalmente por meio de um produto icônico: a caneta Bic Cristal; que é simples, acessível e confiável, e que ao longo dos seus 60 anos presente no Brasil tornou-se sinônimo da categoria de canetas".
A BIC E A COMPACTOR
A Compactor tem 85 anos de existência - mais de 60 só no Brasil. O parque fabril está situado entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
A Bic, por sua vez, é francesa, e é vendida no Brasil há mais de 60 anos também; fabrica isqueiros, preferidos dos fumantes. É um produto que pode ser considerado icônico, inclusive globalmente (são vendidas 57 canetas Cristal por segundo, em todo o mundo!).
A caneta Bic custa em torno de R$ 0,90 a unidade. A Compactor Economic pode ser encontrada por R$ 0,55.
TEXTO: Italo Fábio Casciola
Tradição do passado: Caneta Parker 51 de ouro cravejada de brilhantes e rubis do presidente Getúlio Vargas.
Presidente Bolsonaro assina termo com a simples – e conhecida - caneta de tampinha azul.
Esta é a Compactor usada por Bolsonaro – é parecida com a Bic, mas não é Bic!
Esta é a Bic Cristal – que Bolsonaro NÃO USOU na posse...