Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
UMUARAMA
Núcleo Regional de Educação promoveu ações de combate à dengue
Teve até um completo ‘faxinaço’ nas dependências do NRE
Publicado em 17/12/2018 às 10:27 Italo
Núcleo Regional de Educação promoveu ações de combate à dengue

As técnicas pedagógicas do Núcleo Regional da Educação de Umuarama Ester de Godoy Machado e Andreia Aparecida Ferreira da Silva realizaram uma roda de conversa com os funcionários do núcleo, onde ficou acordado que alguns destes participariam do ‘faxinaço’ nas dependências do NRE.

Também foi realizada uma caminhada, no período da manhã, com intuito de identificar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, foram recolhidos lixo/materiais. Tal ação foi realizada no entorno no núcleo e contou com a participação de vários funcionários de diferentes setores.

Ester de Godoy Machado e Andreia Aparecida Ferreira da Silva fazem parte do Comitê da Dengue e participaram de ações de sensibilização à comunidade umuaramense, junto com os demais membros do comitê, alunos do curso de enfermagem do Colégio Estadual Profª Hilda T. Kamal, membros da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e Superintendência de Vigilância em Saúde Ambiental.

As instituições de ensino jurisdicionadas ao Núcleo Regional da Educação de Umuarama vêm realizando ações periódicas nos ambientes internos das escolas e seus arredores, como por exemplo:

COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES DE UMUARAMA

O programa “Meio Ambiente - Educação para a Sustentabilidade - Atividade de Ampliação de Jornada Escolar”, neste segundo semestre em parceria com as colaboradoras Renilza de Albuquerque Moreno e Inês Lourenço Augusto, do Lions Clube de Umuarama, distribuíram para a comunidade local mudas de Crotalária, planta esta que atrai a libélula, inseto predador do mosquito Aedes aegypti. A ação teve como objetivo conscientizar e reduzir focos do mosquito Aedes aegypti.

COLÉGIO ESTADUAL DE IPORÃ

As ações mencionadas abaixo estão sendo desenvolvidas pela professora Cristina Rosana Ferrari Fernandes, que conta com as seguintes parcerias: Prefeitura Municipal de Iporã, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente, Secretaria da Educação, Núcleo Regional da Educação de Umuarama, Sanepar, Provopar (Projeto Cidade), FIP - Faculdade de Iporã e empresários da cidade, por meio da ACEI – Associação Comercial e Empresarial de Iporã, além de toda a Comunidade Iporãense, alunos e Equipe Gestora do Colégio.

Campanhas e palestras educativas de sensibilização às Instituições de Ensino e comunidade com distribuição de panfletos, orientando a população quanto a forma correta da coleta seletiva para reduzir os índices de doenças causadas pelo acúmulo de lixo.

Campanhas de coleta seletiva e reciclado.

Campanha do lixo folha.

Campanha do Lixo Eletrônico.

Palestra anual na comunidade escolar e local sobre: “Coleta Seletiva; Dengue – Zika e Chikungunya”.

Mobilização e Participação de toda a comunidade escolar e local ao combate à Dengue.

Plantio de orquídeas em árvores na comunidade escolar e local. A ação foi intitulada: “No lugar de lixo flores”, que mobilizou, não apenas a comunidade escolar, como toda a população para o cuidado com o meio ambiente, uma vez que, por meio da plantação de orquídeas nas partes ocas das árvores, a cidade fica mais bonita, e diminui os casos de dengue no município.

Informação e orientação da comunidade escolar e local em fazer seu próprio recolhimento de folhas nos quintais e calçadas, para agilizar o trabalho dos servidores municipais, além de evitar o entupimento de galerias pluviais, e consequentemente, a proliferação do mosquito da dengue, com a ajuda da campanha: “LIXO FOLHA – NÃO DEIXE SEU LIXO ANDANDO POR AÍ”. E a Distribuição de saco reciclável na comunidade.

FONTE: NRE de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também