Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
TENTATIVA DE SABOTAGEM
“O Programa Mais Médicos não é e nunca foi uma solução”
Associação de Umuarama emite mensagem sobre polêmica
Publicado em 16/11/2018 às 16:47 Italo
“O Programa Mais Médicos não é e nunca foi uma solução”

A Associação de Umuarama emitiu nota oficial na tarde desta sexta-feira (16) sobre a notícia de que médicos cubanos deixarão de trabalhar no Programa Mais Médicos. Eis a íntegra do comunicado da AMU:

TENTATIVA DE SABOTAGEM

Diante do anúncio feito pelo governo cubano de que irá retirar seus inter cambistas dos quadros do Programa Mais Médicos fica claro que o objetivo principal do programa era realmente eleitoral, além de transferir recursos para a ditadura cubana. Também vale lembrar que o programa:

• Tinha claro viés ideológico, altamente discutível e travestido de uma pseudo solução para a falácia da falta de médicos no Brasil;

• Nunca teve transparência nos contratos e utilizou recursos do povo brasileiro para financiar o governo cubano, já que somente 1/3 dos desembolsos brasileiros chegavam às mãos dos inter cambistas cubanos, ficando o restante para OPAS e Cuba. Foram mais de 16 bilhões de reais até agora.

• Dispensou a apresentação de diploma com tradução juramentada e a realização do Revalida. Um grande erro, pois nos últimos seis anos apenas 28,8% dos médicos cubanos que fizeram os exames foram aprovados, mostrando a distância entre o ensino médico cubano e o brasileiro. Assim, além de nem termos confiança de que todos são médicos, ainda estão distantes das técnicas e tecnologias oferecidas pelo SUS, o que somado com a falta de proficiência na língua portuguesa (também dispensada) dificulta ainda mais os diagnósticos e tratamentos.

• Substituiu brasileiros por cubanos em grande parte dos municípios que receberam profissionais do programa, conforme demonstrado pelo TCU.

• Criou artimanhas nos sistemas de inscrição para dificultar a participação de médicos brasileiros, que sempre pleitearam vagas, ao contrário dos que governos anteriores sempre informaram. Temos convicção de que irão responder a edital para substituir os cubanos.

O Programa Mais Médicos não é e nunca foi uma solução sequer razoável para solucionar os problemas que motivaram sua criação. E o desfecho de agora deixa claro que a saúde da população brasileira não era a motivação da iniciativa. Trata-se de uma tentativa de retaliação, porque quiseram passar o atendimento primário de saúde para Cuba. E agora Cuba quer tentar desarticular o atendimento da população. Os médicos brasileiros não vão permitir.

Faremos a nossa parte.

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE UMUARAMA

FOTO/Capa: Internet

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também