Aranhas, escorpiões e serpentes causam medo nas cidades!
Só neste ano o Paraná já registrou quase 12 mil acidentes com animais peçonhentos, como aranhas e serpentes!!! 6.400 casos foram registrados por picadas de aranhas. Em 2017, foram contabilizados mais de 17 mil acidentes.
Nesta época do ano é comum o aumento da circulação desses animais. Para evitar acidentes, a Secretaria de Estado da Saúde alerta a população para redobrar os cuidados na prevenção de picadas de aranhas-marrom, escorpiões e serpentes.
De acordo com o chefe da Divisão de Zoonoses e Animais Peçonhentos, Francisco Gazola, os casos crescem em até 40% a partir de outubro, principalmente por causa do aumento de chuvas. A limpeza dos espaços ajuda a combater esses animais.
Ainda segundo o chefe da divisão, em caso de picadas, é importante que a vítima receba atendimento médico o mais rapidamente possível.
Medicamentos antiveneno estão disponíveis em todas as Regionais da Saúde de Estado, com 202 centros de referência para aplicação dos soros. Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para o Centro de Controle de Envenenamentos, que atende 24 horas por dia, no telefone 0800 410148.
FONTE: Secretaria de Estado da Saúde