A Capital da Amizade prepara o maior abraço ambiental do Brasil!
Anotem na agenda para não perder este evento já tradicional na Capital da Amizade: Está marcada para 21 de setembro, data dedicada à celebração do Dia da Árvore, a quarta edição do Abraço Ambiental no Bosque Uirapuru.
Esta importante ação de Educação Ambiental, que visa valorizar e preservar a arborização urbana, terá início às 9.30 horas e toda a comunidade está convidada a participar desta realização do Instituto Federal do Paraná-IFPR/ Licenciatura em Ciências Biológicas Campus Umuarama em parceria com a Prefeitura e o Conselho do Meio Ambiente.
UMUARAMA, RECORDISTA NACIONAL EM 2015 E 2016
Na primeira edição do evento, em 2015, 1.382 pessoas participaram da atividade ecológica e Umuarama quebrou o recorde nacional de Maior Abraço Ambiental do Brasil! Em 2016, novamente a Capital da Amizade conquistou o primeiro lugar na competição, com quase 1.500 participantes, recebendo mais uma vez o troféu do RankBrasil.
No ano passado (2017), pelo terceiro ano consecutivo, os umuaramenses se reuniram no Dia da Árvore para realizar o Abraço Ambiental no Bosque Uirapuru. A organização divulgou a participação de 904 pessoas, número menor que nas edições anteriores. Com isso, infelizmente não foi quebrado o recorde de participantes das duas primeiras competições. E também não foi possível ocupar toda a pista de caminhada no interior da reserva, que possui um quilômetro de extensão.
Portanto, vai depender da participação da comunidade neste 4º Abraço Ambiental para recuperar a primeira posição nesse ranking, uma oportunidade imperdível de divulgar Umuarama em nível nacional. Não basta torcer, todo mundo tem que participar!!!
PRESERVAR A ARBORIZAÇÃO URBANA
O Abraço Ambiental foi a forma que o Instituto Federal do Paraná (IFPR) encontrou para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de preservar a arborização urbana, que, salvo raras exceções, vem sendo dizimada em muitos centros urbanos.
Assim, espera-se que por meio da atenção inicial ao Bosque Uirapuru, como símbolo da arborização, os olhares possam voltar-se à presença vital das árvores em nosso cotidiano, e a integração em todos os espaços seja realidade. E, somada a todas as outras grandes demandas da educação, construa-se uma nova cultura mais humana. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
Imagens de edições anteriores do Abraço Ambiental no Bosque Uirapuru, em Umuarama.