Marinha lança alerta de perigo para navegação no Rio Paraná!
O Rio Paraná sente os efeitos da estiagem, principalmente na região sudeste do País. A falta de chuvas na cabeceira do rio, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, deixou a situação crítica principalmente na área de navegação próxima à Guaíra.
A pesca e até a fiscalização da Policia Federal na fronteira com o Paraguai estão sendo prejudicadas.
A Marinha em Guaíra está alertando constantemente navegantes sobre essa situação no Rio Paranazão.
Para quem quer pescar ou passear de barco sem ficar encalhado, o jeito é contar com a ajuda de pescadores experientes, que sabem evitar os bancos de areia, as rochas e os troncos de árvores. A diminuição do nível do rio fez reaparecer várias pontas de pedras no canal de navegação, principalmente na área próxima à ponte Airton Senna, onde antes existiam as Sete Quedas.
De acordo com o instituto Clima Tempo, uma das principais características do inverno na Região Sudeste é o tempo seco, os meses de agosto e setembro, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, tendem a ter chuva abaixo da média, o que reduz o nível do grande rio.
Segundo o instituto, a chuva da primavera nessa região pode sofrer um ligeiro atraso, prejudicando pelo menos por enquanto a navegação segura em alguns trechos.