Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
DE APRENDIZ A MESTRE
Jaqueline Ribeiro, uma artista com o coração em Umuarama
Ela conta sua jornada como pintora de tecidos
Publicado em 08/08/2018 às 17:11 Italo
Jaqueline Ribeiro, uma artista com o coração em Umuarama

“Você leva jeito”. Essa foi a motivação que Jaqueline recebeu, há cerca de vinte anos, para entrar em um curso e aprender técnicas de pintura artística. Com Sonia Ortiz, hoje assistente social do município de Umuarama, Jaqueline aprendeu as primeiras técnicas e pegou gosto pela pintura.

Em pouco tempo, Jaqueline estava dando aulas de pintura em tecido e vendendo seus produtos de artesanato. Em projetos sociais como Projeto Amizade e projeto Peti, com aulas gratuitas para crianças, Jaqueline desenvolveu a habilidade de trabalhar com crianças.

Por alguns anos, o artesanato ficou em segundo plano na vida de Jaqueline, que começou a trabalhar como professora auxiliar na educação infantil de escolas públicas.

Em outro momento, Jaqueline mudou-se para Curitiba e sem emprego, passou a produzir artesanato. Voltar a trabalhar com tintas e pinceis reascendeu no coração dela a antiga paixão, mas havia a insegurança de não conseguir manter as despesas pessoais em uma nova cidade.

A surpresa foi perceber que seu talento lhe traria o retorno necessário. “Eu vendia muito bem as minhas pinturas em Curitiba, mas a saudade falou mais alto”, conta Jaqueline. De volta à cidade, Jaqueline alternou sua atividade profissional entre a sala de aula e o artesanato.

Recentemente, residindo no bairro Jaboticabeiras, uma conversa com as vizinhas trouxe uma nova perspectiva.

A união faz a força

“Percebemos que muitas mulheres do nosso bairro produziam peças de artesanato, mas não sabiam como vender”, explica.

Unindo materiais, peças prontas e muita boa vontade, Jaqueline e outras artesãs do bairro conseguiram uma licença para vender seus produtos e passaram a expor os produtos nas feiras da cidade. “Até na feira do cemitério nós fomos”, sorri Jaqueline.

E com esses primeiros passos, nasceu a Associação dos Artesãos do Jaboticabeiras. Esse grupo tem produzido e comercializado peças artesanais que colaboram com a atividade econômica de Umuarama e ainda reforçam o orçamento familiar dos moradores do bairro.

Hoje Jaqueline é membro das duas associações de artesãos da cidade. Ela produz e vende pinturas em tecido e peças em EVA.

Por Anita Leite

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também