Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
POLÍTICA UMUARAMA
Valdir Miranda estreia coluna contando as novidades
Ele é o mais experiente jornalista da área política da cidade
Publicado em 24/07/2018 às 08:06 Italo
Valdir Miranda estreia coluna contando as novidades

UMUARAMA, 58 ANOS COMO MUNICÍPIO

O município de Umuarama completa 58 anos de criação nesta quarta-feira, 25 de julho de 2018.  Com as férias escolares, as atividades públicas caminhando devagar (Câmara de Vereadores e Poder Judiciário em recesso), muito provavelmente a data passará no mesmo esquecimento de sempre. O município de Umuarama foi criado pela Lei 4.245, assinada pelo então governador do Paraná Moysés Lupion, depois de ser aprovada pela Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado Anibal Khoury. O novo território municipal desmembrou-se de Cruzeiro do Oeste e só teria suas primeiras eleições no dia 8 de outubro de 1961. Até essa data Umuarama foi administrada por Walter Zanoto, hoje cartorário aposentado em Perobal.

O deputado Anibal Khoury, o criador do município de Umuarama.

................

ELEIÇÃO DE PREFEITO: 2020

Falando nesse assunto, as próximas eleições municipais vão ocorrer em 2020, mas o quadro eleitoral local começa a ser desenhado já na curta campanha que acaba de ser iniciada – com a realização das primeiras convenções partidárias. Quem serão, de fato, os candidatos locais que estarão disputando cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara Federal? E os que forem pensam somente no pleito de agora ou já vislumbram a disputa pela Prefeitura em 2020? Vamos ter que aguardar até 5 de agosto, data final para os partidos apresentarem todos os seus candidatos.

.....................

NOVAS LIDERANÇAS...

Algumas novidades nestas eleições que se avizinham já podem ser observadas, além do curto tempo de propaganda partidária e do sistema de financiamento das campanhas, se formos nos ater somente ao cenário do município de Umuarama. A enxurrada de paraquedistas ensaiam seus saltos sobre os eleitores, aproveitando alguns vazios de lideranças políticas locais. Essa situação deve ser analisada de forma mais direta, não apenas pelos os que se consideram observadores políticos, e, principalmente, pelas lideranças classistas e dirigentes empresariais. E, acima de tudo, os partidos políticos precisam repensar o papel que exerceram até agora, qual seja, o de negociar horário que dispõem na propaganda de rádio e TV – é passada a hora de se pensar na formação de novas lideranças políticas, com mentalidades mais arejadas e sem as máculas que mancham a classe política atualmente. 

VALDIR MIRANDA, comentarista político

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também