Profissão: Artesã
Ela só tinha 14 anos quando viu uma pessoa confeccionando um chinelo decorado com lã pruma. “Eu pedi pra aprender, mas a mulher não quis me ensinar. Disse que eu roubaria a freguesia dela. Então eu fiquei ali, parada, olhando ela fazer o chinelo. No dia seguinte comprei o material e fiz um igual”, conta Angelina Ramos, artesã.
Angelina já confeccionava artesanato para colaborar com a renda familiar, pois seu pai havia falecido e a família precisava do apoio dela. Com o chinelo confeccionado, conseguiu encomendas e vendeu todos. Isso aconteceu em 1962. Foi aí que Angelina percebeu a força do artesanato. “Hoje, pra mim, artesanato é profissão!”, diz orgulhosa.
Com o apoio do marido e da filha Juliana, Angelina é associada aos Artesãos de Umuarama e vende suas peças nos quiosques do Lago Aratimbó às terças feiras a noite e nas feiras de artesanato que acontecem todo o primeiro domingo de cada mês.
Com bonecas, laços e tiaras para cabelos, peso e protetor de porta, animais decorativos e qualquer tipo de peça de artesanato em tecido, Angelina esbanja criatividade e conta que até em momentos de lazer, busca por novas ideias “navegando” na internet.
E foi na internet que ela e a filha ampliaram a rede de clientes porque, pelo Facebook, recebe encomendas e mostra a qualidade de seu trabalho.
Mas a maior vitória de Angelina não está no sucesso das vendas. Seu filho caçula cursa Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina. “Por meio do artesanato meu marido e eu pudemos permitir que nossos filhos se dedicassem aos estudos”. Angelina tem quatro filhos adultos, todos com profissões e renda própria. “A dedicação dos filhos, ver que eles são pessoas honestas e trabalhadoras é a nossa recompensa!”, emociona-se.
A simpatia de Angelina Ramos se expressa em boa conversa e excelente atendimento. Sua bravura, força e entusiasmo ficam evidentes em peças com qualidade e criatividade. Vale a pena conhecer os trabalhos dessa artesã que representa tão bem o povo umuaramense!
Para entrar em contato com Angelina Ramos, visite a exposição nos quiosques do lago Aratimbó, ligue para: (44) 99904 6889 ou acesse a página facebook/artesanatosangelina.
Por Anita Leite