Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
BOA LEITURA!
Livro conta a história dos primeiros tempos de Umuarama!
Ele pode ser encontrado nas bibliotecas de todas as escolas
Publicado em 24/06/2018 às 10:32 Italo
Livro conta a história dos primeiros tempos de Umuarama!

Aproveitando o clima festivo do transcurso do 63º aniversário de fundação de Umuarama, vale sugerir aos umuaramenses, principalmente aos mais jovens que nasceram na Capital da Amizade, uma agradável leitura para conhecer os primeiros tempos – antes e no período de fundação – da cidade.

A sugestão é dirigida, especialmente, aos professores e aos alunos: Trata-se do livro “Memórias de um Repórter”, que pode ser encontrado nas bibliotecas de todas as escolas primárias e secundárias e das faculdades de Umuarama.

É importante ressaltar que ele foi escrito sem fins lucrativos, portanto nunca esteve à venda em livrarias e bancas de revistas.

Para que tenham uma idéia do livro “Memórias de um Repórter”, transcrevemos na íntegra uma reportagem publicada pelo Portal OBemdito em 5 de janeiro de 2017:

‘MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER’, PRIMEIRO LIVRO DE ITALO, REVISA A HISTÓRIA COM MAGISTRAL POESIA

Muitas cidades contam com 'guardiões da memória'. São pessoas devotadas a manter viva a história, a propagar os legados históricos e culturais para as gerações futuras. Umuarama é privilegiada, pois seu expoente nesse quesito é o jornalista Italo Fábio Casciola.

O que Italo nos entrega "de bandeja" em seu primeiro livro, Memórias de um Repórter, é fruto de décadas de pesquisa ininterrupta (só concebível àqueles que abraçam seu ofício com paixão e dele extraem algo extraordinário).

Seria errôneo afirmar que o craque da escrita, um dos mais profícuos e reconhecidos jornalistas do Estado, pioneiro do colunismo, "debuta" com tal obra. Afinal, a literatura permeia desde sempre seu trabalho e é mesmo sua verve, a partir do momento em que passa a redigir páginas imortais impressas nas páginas do Umuarama Ilustrado.

É como o próprio autor define na apresentação: "Boa viagem pelo túnel do tempo!".

Mas, para além da nostalgia, Memórias de um Repórter (edição piloto) busca refletir sobre algumas das mais emblemáticas questões do presente, a fim de que "todos tenhamos um lugar ainda mais fraterno para viver no futuro".

Desnecessário dizer mais. Uma edição caprichada, com belíssimo acabamento, que sem a pretensão de estabelecer uma linha temporal cronológica, situa poética e criticamente a trajetória desse pedacinho de Paraná que tão bem sabe acolher a todos.

VINTE CRÔNICAS IMPERDÍVEIS

Nota explicativa: Trata-se da edição piloto (não está à venda) de uma série de 10 volumes. Acabamento de primeira, capa dura, formato 25x25cm, São 180 páginas de histórias enriquecidas com fotos raras da época da abertura, fundação e colonização (década de 1950), impressas em cores e em papel de alta qualidade.

Como não possui fins lucrativos, está à disposição de leitura e pesquisas exclusivamente nas bibliotecas e museus históricos.

TEXTO: Sérgio Santos

...................................................................

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também