Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
O MUNDO MUDOU...
As bibliotecas virtuais conquistaram os apaixonados por livros
Acesso ao acervo onde e a hora que quiser sem sair de casa!
Publicado em 09/01/2023 às 11:26 Ítalo
As bibliotecas virtuais conquistaram os apaixonados por livros

Mais uma prova de que o futuro é hoje e graças a internet desfrutamos de benefícios em todos os sentidos, especialmente quando o que desejamos e procuramos é cultura e educação.

E isso vale para todas as idades, desde os adolescentes que estão estudando para se preparar para o futuro tanto quanto para os mais idosos que tem como paixão a literatura.

Estamos falando das bibliotecas virtuais, que se encontram aos montões na web e tem o mesmo objetivo das bibliotecas físicas: emprestar livros para que os estudantes tenham acesso ao mundo literário, bem como as obras cuja leitura é indispensável para a sua formação acadêmica. No entanto, as bibliotecas com acervo digital facilitam a consulta e leitura sem a necessidade de sair de casa ou da escola para se deslocar até os prédios físicos.

Uma das vantagens das bibliotecas virtuais é possibilitar o estudo e pesquisa por meio da internet com o auxílio do computador, tablet ou celular, aliando leitura e tecnologia para otimizar a sua formação. Além do acesso a livros que podem ser lidos por puro prazer!

Com as bibliotecas virtuais, o estudante não precisa levar o livro físico, o que muitas vezes é desconfortável, visto que é um peso adicional além dos cadernos, sem contar que, muitas vezes, o estudante vai para a faculdade direto do trabalho. Então, quanto menos peso para carregar, melhor. Outra opção é que textos que lhes interessam podem ser impressos e arquivados para futuros trabalhos escolares.

Mais uma grande vantagem da biblioteca virtual é que ela está disponível para os estudantes das modalidades presencial e a distância. Por isso, mesmo que você estude a distância e não esteja na instituição para visitar a biblioteca, pode ter acesso a ela virtualmente.

Um outro benefício que é exclusivo das bibliotecas virtuais, é a possibilidade de duas ou mais pessoas realizarem a leitura do mesmo livro simultaneamente.

Na biblioteca física acontece, muitas vezes, de vários alunos desejarem realizar o empréstimo de um mesmo livro que foi indicado pelo professor de determinada disciplina e alguns alunos acabam não conseguindo, pois existe uma quantia limitada de exemplares disponíveis.

Já com a biblioteca virtual, o mesmo livro pode ser acessado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, o que não interfere na leitura e ninguém fica frustrado por não conseguir realizar o empréstimo do livro!

Não precisar se deslocar até a biblioteca física é um grande benefício, pois a correria do dia-a-dia exige muito tempo de deslocamento para ir à faculdade, trabalho, mercado, entre tantas outras responsabilidades, sem contar que, na biblioteca física, os empréstimos possuem um prazo para devolução e esquecer esse prazo pode gerar multas por atraso.

Tais problemas não existem com a biblioteca virtual porque o leitor não precisa se preocupar em ir até um prédio para devolver seu livro ou lembrar do dia da devolução. Basta apenas alguns cliques e você acessa a obra, fechando a leitura na sequência, evitando algumas burocracias.

Como viram, são inúmeros os motivos para curtir literatura e estudar na internet. E, em razão de tantos benefícios que a web proporciona, é que a frequência nas bibliotecas tradicionais tem diminuído cada vez mais e a tendência é que vai chegar um dia em que elas ficarão permanentemente vazias...

O hábito de frequentá-las pertence a geração passada, porque a novíssima que acaba de chegar prefere a tecnologia ao invés das empoeiradas estantes do passado. Anotem esse detalhe para confirma-lo depois...

Com informações da Universidade Ibirapuera

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também