Cultura E Lazer
Desbravadores de Umuarama participam de evento Sul Americano
O Clube de Desbravadores Bandeirantes, aqui de Umuarama, participou do V Campori Sul Americano de Desbravadores. O evento que durou cinco dias, reuniu jovens e adolescentes em um imenso acampamento, realizado no Parque do Peão, em Barretos, São Paulo.
A infra-estrutura normalmente utilizada para Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos foi aproveitada para atividades sociais, culturais e religiosas dos mais de 100 mil adolescentes e jovens pertencentes aos clubes de Desbravadores de nove países da América Latina. O evento ocorreu em duas etapas, chamadas Alpha e Ômega.
Representando a Capital da Amizade, os membros do Clube Bandeirantes participaram da segunda etapa, envolvendo-se na distribuição de livros à comunidade e outras atividades de cunho social. Também participaram de gincanas e atividades físicas em competições de habilidades importantes para os Desbravadores, como “Nós e Amarras” e “Arte de Acampar”.
Dentre as atividades mais divertidas esteve a de “Cultura Sul Americana”, que envolveu o contato com as agremiações de outros países. O Clube de Desbravadores Bandeirantes teve a oportunidade de visitar o acampamento de clubes de todos os países representados no evento.
Ali, puderam fazer novos amigos, trocar informações sobre os costumes de cada país e ainda trocar brindes e outros objetos. “Essa troca cultural é preciosa para eles. O respeito aos diferentes povos faz parte dos ensinamentos do Clube de Desbravadores”, explica a diretora dos Bandeirantes, Rosária de Oliveira. Assistam o vídeo, um espetáculo:
Resultados
Esse grande acampamento, em nível Sul Americano, é realizado a cada cinco anos. Dessa vez, o evento deixou marcas positivas no município de Barretos. Além de ajuda comunitária como a limpeza de praças, pintura do meio fio das ruas, feira de saúde e plantio de árvores, os Desbravadores deixaram uma marca permanente na cidade: Dois relógios solares.
Um deles está próximo à estátua principal, no Parque do Peão e outro numa praça na região dos lagos, dentro da cidade. Os relógios de sol marcam as horas com a ajuda da natureza e se tornarão pontos turísticos na cidade.
“Penso que as marcas mais importantes ficam nos corações dos nossos jovens. Ocupar o tempo com atividades saudáveis afasta as crianças, adolescentes e jovens dos vícios e outros maus hábitos. Um grande evento como esse motiva todos eles a continuarem no bem caminho”, ressalta Rosária.
Veja a reportagem do Jornal Nacional sobre a primeira etapa do Campori Sul Americano de Desbravadores: https://www.youtube.com/watch?v=20ndGIOvRVA
No hot-site do Campori você pode conferir fotos e todos os detalhes: https://camporidsa.org/pt/campori-online/