Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - banner file mobile
Anúncio - campanha nova mobile
Anúncio - NIVER 64 ANOS MOBILE
Anúncio - banner rodape
GRAVIDEZ
USG detecta gravidez no início?
Médica esclarece a função do ultrassom na gestação
Publicado em 13/12/2018 às 14:19 Ítalo
USG detecta gravidez no início?

Para as mulheres que estão tentando engravidar, qualquer atraso menstrual é motivo para buscar por testes e exames. Mas o que já se sabe é que uma gravidez em estágio inicial (até 5 semanas) pode oferecer um “falso negativo” que se torna motivo de tristeza e frustração para a “tentante”.

Portanto, até que se passe um mês de atraso na menstruação é praticamente impossível verificar, por meio de ultrassonografia, a presença do feto no útero.

“Nessa fase, ainda não houve tempo suficiente para o bebê crescer e aparecer no ultrassom”, explica a médica Camila Gama, da Clínica Fontaine. “Nas primeiras semanas, o tamanho do feto não ultrapassa 1cm”, completa.

A partir da 5ª semana, o médico que realiza a ultrassonografia pode visualizar a presença da bolsa gestacional, mas nem sempre é possível. Outras características, como o endométrio bem grosso, o corpo lúteo funcionando e uma discreta alteração na forma uterina podem ser identificadas pelo médico, gerando uma resposta positiva ao exame de gravidez.

Para detectar com mais segurança uma gravidez inicial, deve-se optar pelo exame de sangue que identifica a presença de HCG (Ganadatrofina Cariônica Humana), o hormônio da gravidez. Esse hormônio aparece nos primeiros 21 dias de gestação e pode ser facilmente identificado pelo laboratório.

É o mesmo hormônio, HCG, que torna possível a identificação da gravidez nos exames de farmácia.

Então, quando fazer o ultrassom?

A ultrassonografia gestacional é normalmente indicada após a 6ª semana de gestação. 

O ultrassom gestacional observa a formação e é capaz de medir o tamanho e o peso do bebê. O médico ainda pode pedir que se faça o ultrassom com função Doppler, que verifica a circulação sanguínea do feto e cordão umbilical.

Onde fazer USG gestacional?

A Clínica Fontaine é especialista em atender mulheres: Com um espaço exclusivo para elas, a Clínica Fontaine oferece privacidade e agilidade nos resultados.

Ligue para agendar o seu horário:

CLÍNICA FONTAINE – GUAÍRA:

Rua Comandante Moraes Rego, 98; telefone: (44) 3642-1814; celular/whatsapp: 99180-9898

CLINICA FONTAINE – UMUARAMA:

Av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, 3175; telefone (44) 3622-2012; celular/whatsapp: 99175-3175.

Por Anita Leite

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Dentista Anúncio - Interno
Comentários
Veja também