Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - 2 dose completa mobile
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - Sustentabilidade móbile
SORRISO
Desgaste nos dentes pode ser sinal de Stress
Por que muita gente não sabe que tem bruxismo?
Publicado em 15/08/2017 às 16:23 Ítalo
Desgaste nos dentes pode ser sinal de Stress

Bruxismo é o movimento involuntário de pressionar a mandíbula, fazendo até ranger os dentes. É um movimento involuntário porque, geralmente, acontece durante o sono. Ele afeta tanto crianças como adultos e prejudica a dentição, além de provocar dores na cabeça, nos ouvidos, queixo e pescoço.

Mesmo com esses sintomas, muita gente não sabe que sofre desse mal. A percepção do bruxismo, geralmente vem do cônjuge que ouve o som do ranger de dentes durante a noite.

O dentista também é capaz de perceber, pelas características do desgaste dentário, o hábito involuntário do paciente.

 

Por que acontece?

O bruxismo está associado ao stress e a falta de tranquilidade ao dormir. Pessoas que sofrem de bruxismo geralmente são ansiosas e dormem preocupadas com os compromissos do dia seguinte.

Um estudo brasileiro indica que, em adolescentes, o bruxismo está associado ao bullying ou a perseguições sofridas na escola. Segundo esse estudo, publicado na revista científica Oral Rehabilitacion, 65% dos adolescentes que desenvolveram bruxismo relataram fatos de pressão social e abuso verbal vividos na escola.

 

Como tratar?

Não existe uma solução definitiva para o bruxismo, mas é possível reduzir os efeitos negativos do hábito, como o desgaste dos dentes e as dores.

Para isso, o uso de aparelhos protetores nos dentes, durante o sono, é recomendado. Atividades relaxantes como alongamentos e massagem colaboram com a qualidade do sono, diminuindo a tensão.

Hábitos que são saudáveis em qualquer situação, como a redução no consumo de álcool, cigarro e outras drogas também são indicadas. A abstinência dessas substâncias melhora o sono.

O bruxismo também pode ser um efeito colateral do uso de antidepressivos. Nesse caso, a suspensão ou mudança do medicamento só poderá ser feita com a indicação médica.

Comentários
Veja também