Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile topo
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner mobile
Anúncio - MOBILE MARÇO
Anúncio - Procon móbile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
COVID-19
Vacina pediátrica: Umuarama em 1º lugar no Noroeste do PR
Mais de 40% das crianças da cidade já receberam a primeira dose do imunizante
Publicado em 11/02/2022 às 09:44 Ítalo
Vacina pediátrica: Umuarama em 1º lugar no Noroeste do PR

Boa notícia: Mais de 40% das crianças na faixa da cobertura vacinal contra o coronavírus já receberam a primeira dose do imunizante em Umuarama. O percentual coloca a Capital da Amizade bem à frente dos índices obtidos pelas maiores cidades do Noroeste do Paraná, neste momento da vacinação.

Desde o início da campanha, as unidades básicas de saúde locais já vacinaram 3.918 umuaramenses de 5 a 11 anos, exatos 41,93% do total de crianças aptas a receber a imunização, que é 9.343 de acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Saúde com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número é bem superior ao alcançado em Cianorte, onde 1.817 crianças de 5 a 11 anos receberam a dose inicial, ou seja, 24,9% do universo de 7.283 que podem ser imunizados.

Em Paranavaí, das 8.300 crianças aptas a tomar a vacina contra a covid-19, apenas 2.300 crianças já receberam a primeira dose (27,7%). Em Campo Mourão, de acordo com o vacinômetro da Prefeitura local (atualizado em 07/02/2022), até o momento foram aplicadas 1.145 doses para o público na faixa dos 5 aos 11 anos.

Elevar a cobertura vacinal é um fator importante para avançar no combate à pandemia de coronavírus, protegendo a saúde das crianças e aumentando a segurança de todos, especialmente neste período em que as aulas presenciais retornaram em 100% das cidades do Estado.

Apenas em Umuarama, 9,5 mil crianças voltaram às escolas e centros municipais de ensino infantil nesta semana – e isso considerando apenas na rede pública municipal.

Por determinação do prefeito Hermes Pimentel e também com o recebimento da vacina em frascos de dose única, a Secretaria de Saúde passou a ofertar vacinas na maioria das unidades básicas. “Queremos facilitar para os pais que querem vacinar seus filhos.

Agora é só ir até a UBS do bairro e receber a imunização com tranquilidade, sem filas. Isso refletiu na velocidade da vacinação, ampliando a cobertura”, destacou Pimentel.

Nesta quinta-feira, 10, a vacina estará disponível para crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades nas UBS Bem-Estar, Central, Centro de Saúde Escola, Cidade Alta, Jardim São Cristóvão, Guarani/Anchieta, Industrial, Jardim Lisboa, Ouro Branco, San Remo, Vitória Régia e nos distritos de Lovat e Santa Eliza, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

Já os pais das crianças de 5 anos sem comorbidades e crianças de 5 a 11 anos com comorbidades devem procurar a Unidade Básica de Saúde Jardim Cruzeiro, também das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. “A criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável.

É necessário levar documentação da criança (cartão SUS, documento com foto e CPF, quando possível) e apresentar atestado médico em caso de deficiência permanente ou comorbidade”, orienta em nota a Secretaria de Saúde de Umuarama.

FONTE: Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também