Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Mobile
Anúncio - banner mobile 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - Lar Santa Faustina
Anúncio - banner rodape
FRUTA DO BEM
Você sabia que a uva-passa faz bem à saúde?
Ela possui uma série de substâncias que são excelentes para o organismo
Publicado em 20/12/2021 às 17:10 Ítalo
Você sabia que a uva-passa faz bem à saúde?

Entre os produtos mais comentados pelos consumidores nesta época natalina está a uva-passa. Além de ser uma delícia que não pode faltar nos panetones, símbolo oficial da festa máxima, ela está incluída numa infinidade de receitas de doces e comidas.

Prova disso que é um dos produtos mais vendidos não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Mas a maioria dos comentários sobre a uva-passa se referem ao aspecto gastronômico, esquecendo o principal benefício que essa frutinha oferece: ela é altamente benéfica à saúde, sendo aprovada e recomendada por cientistas de diversas áreas da Medicina, que comprovam seus benefícios à nossa saúde.

“As uvas-passas possuem uma série de substâncias que são excelentes para o organismo, entre elas estão propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que atuam como agentes de prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer colorretal, da osteoporose e também diabete tipo 2. Outro benefício da fruta desidratada é que ela não possui gorduras e colesterol, isso contribui na redução do colesterol total e colesterol LDL.

Para as mulheres ela ainda auxilia no controle dos sintomas da menopausa”, explica a especialista Carla Jadão, professora do curso de Nutrição da Unopar. Com benefícios para diversos sistemas integrados do corpo humano, Carla traz outros destaques da uva-passa para a nossa saúde:

Regulação intestinal: por terem fibras, as uvas-passas contribuem para o processo digestório e têm efeito laxativo, auxiliando para quem tem intestino preso. Além disso, ela favorece a absorção de nutrientes e ajuda na eliminação de toxinas e radicais livres, que podem piorar a constipação. Uma porção de 40 gramas de uva-passa tem 1,5 grama de fibras — o equivalente a 6% das necessidades das mulheres e 4% da dos homens; Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico: a uva-passa também é rica em vitaminas de complexo B e minerais como o ferro, essenciais para prevenção de anemia. A fruta também possui o cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas. Por fim, tem arginina e ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal-estar;

Atua na proteção contra doenças do coração: uvas-passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação;

Colabora com a prevenção do câncer: por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, elas ajudam a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores.

Age contra infecções: os chamados fitonutrientes pofenólicos estão presentes na fruta e possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na redução de febres e ação de bactérias.

Trabalha no cuidado dental: um dos seus componentes é o ácido oleanólico que atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária ao impedir o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo tártaro. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte.

Dá mais energia ao corpo: a frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano.

Fortalece os músculos: o potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio otimiza o processo de hipertrofia.

Fortalece dentes e ossos: o cálcio e o ferro não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso, a uva-passa tem boro, que auxilia na composição óssea.

Depois dessa valiosa e minuciosa exposição sobre a uva-passa, devemos chegar à conclusão de que ela deveria ser consumida o ano inteiro, e não apenas no Natal... Hein?! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também