Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
21 DE MARÇO
Dia da Síndrome de Down
Entenda as necessidades especiais e evite o preconceito!
Publicado em 19/03/2019 às 21:00 Ítalo
Dia da Síndrome de Down

Pessoas com Síndrome de Down tem sempre um jeito inocente e um pouco distraído. Embora possuam algum comprometimento físico e intelectual, com estímulo, interação social e muito amor, o Down pode crescer e socializar-se normalmente.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil um bebê chegue ao mundo com essa síndrome entre 600 a 800 nascimentos. E, ao contrário do que alguns pensam, a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética.

A criança que nasce com essa alteração em um gene possui também um quadro de hipotonia (corpo “mais molinho”). A hipotonia pode levar a algum atraso no desenvolvimento motor e a outros problemas como a constipação intestinal. Para este segundo, os médicos indicam o uso de probióticos, que auxiliam o trato intestinal.

Quanto à alimentação, assim como acontece na educação de qualquer criança, é preciso desenvolver a consciência: Horários, porções e tipos de alimentos, precisam ser orientados e ensinados.

A criança com Down tende a ter problemas com a obesidade, isso porque a hipotonia faz com que gastem menos energia para realizar as atividades do dia a dia. O uso de polivitamínicos e minerais é recomendado nesses casos.

Para a criança com Síndrome de Down desenvolver habilidades como alimentar-se sozinho, vestir suas roupas ou ser capaz de tomar banho, é preciso uma longa jornada que exige a paciência e a atenção dos pais, porém é uma jornada possível.

Crianças com Síndrome de Down precisam de boa alimentação, afeto familiar, atenção com a escola,... Uma criança com Síndrome de Down não é assim tão diferente de uma criança típica!

Por Anita Leite

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também