Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
BOA NOTÍCIA:
Sanepar recupera Bacia do Rio Piava, em Umuarama
O rio é responsável pelo abastecimento de mais de 48 mil imóveis na cidade
Publicado em 04/08/2021 às 14:43 Ítalo
Sanepar recupera Bacia do Rio Piava, em Umuarama

A Sanepar iniciou o trabalho de proteção e recuperação das nascentes da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Piava, em Umuarama. Responsável pelo abastecimento de mais de 48 mil imóveis na cidade, o rio vem sofrendo impacto da degradação ambiental nos últimos anos. Levantamento topográfico mostra que, dos 50 quilômetros de cursos de água que existiam em 2010, no perímetro da APP, atualmente há apenas 28 quilômetros de rio. Ou seja, 22 quilômetros foram extintos. Numa área em torno de 800 hectares, é feito o terraceamento, técnica de construção de aterros em nível para que ocorra a infiltração da água lentamente, diminuindo o processo de erosão e o aporte de areia e sedimentos para o rio.

Dessa forma, aumentam a quantidade e a qualidade da água na captação para abastecimento. Também estão em em andamento adequações de carreadores de águas pluviais em 269 hectares, proteção de nascentes e isolamento da área da APP com cercas em 4 mil metros lineares. “Com este projeto vamos manter e conservar este manancial tão importante para o abastecimento de Umuarama.

Esta ação faz parte do trabalho da Sanepar para a recuperação dos mananciais e também é um piloto para outras ações de recuperação de mananciais no Interior do Paraná e a conservação da Serra do Mar”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

As ações são desenvolvidas com recursos de R$ 500 mil do programa Fundo Azul da Sanepar e têm parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-PR), como parte do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), no subprograma estadual Moringa Cheia.

O terraceamento é acompanhado pela equipe do IDR-PR de Umuarama, sendo executado por tratores e terraceadoras com 22 discos.

FONTE: Governo do Paraná

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também