Noticias Da Hora
Fazer fogo dentro de casa para se aquecer do frio pode levar à morte!!!

A chegada de uma onda polar ao Sul do Brasil ontem, quarta-feira (28), fez as temperaturas despencarem em Umuarama, com mínima que pode bater zero grau – e com sensação térmica de menos cinco graus, segundo o Simepar.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente chama a atenção para uma prática muito perigosa e infelizmente ainda utilizada por muitas pessoas: queimar carvão ou álcool dentro de casa, como forma de aquecer o ambiente.
De acordo com Matheus Michelan Batista, diretor de Meio Ambiente, o uso de aquecedores é muito arriscado, já que a queima de carvão, lenha ou álcool desprende monóxido de carbono, um gás sem cheiro e sem cor, que pode envenenar seres humanos e animais domésticos.
“Combustíveis à base de carbono, como carvão e madeira, só devem ser utilizados em locais ventilados. O perigo é muito claro, mas muita gente não sabe que pode apresentar risco mesmo quando não está mais queimando”, comenta.
A intoxicação por monóxido de carbono pode ser letal. À medida que o carvão queima, a concentração de monóxido de carbono (CO) no ar aumenta. Graças à sua toxicidade, concentrações em um espaço confinado são fatais se inaladas por um longo período de tempo, já que compromete o transporte de oxigênio dentro do organismo. Isso resulta em morte por hipóxia!