Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner rodape
COMO VIVER BEM
CASA COLORIDA É VIDA FELIZ
A cromoterapia dentro do lar inspira o bem-estar e a saúde
Publicado em 17/08/2022 às 19:41 Italo
CASA COLORIDA É VIDA FELIZ

Se você pensa que as cores adotadas dentro de casa são só para deixar o imóvel ou o cômodo bonito, saiba que elas podem produzir certos efeitos e estimular reações específicas na vida dos moradores.

Tudo graças à cromoterapia. Considerada pseudociência e pseudomedicina, a terapia das cores é utilizada há milênios.

"Gregos e egípcios, por exemplo, se valiam das cores e das suas vibrações para harmonizar o corpo", afirma Brendan Orin, especialista do Astrocentro.

Como ele explica, a luz, quando absorvida em determinada tonalidade, manda uma informação ao cérebro, que pode ser processada de várias maneiras, seja por sensações ancestrais (como associar o vermelho a algo perigoso, já sangrar é algo que pode levar à morte) ou sensoriais (por exemplo, o laranja remete ao nascer e pôr do sol, momentos revigorantes e cheios de beleza).

"O ponto-chave é que nosso subconsciente se comunica através de símbolos, que trazem conceitos mais complexos do que palavras e ativam determinadas regiões do cérebro, responsáveis por memórias e emoções", argumenta.

COMO AS CORES AGEM

● AZUL: estimula tranquilidade, clareza mental, segurança, harmonia e paz. É boa tonalidade para aplacar o estresse e ajudar a ter um sono tranquilo.

● AMARELO: representa felicidade, juventude, comunicação, estímulo para o intelecto, concentração, criatividade. Também ajuda a avaliar as emoções de um ponto de vista racional.

● VERMELHO: representa vigor, força, erotismo, coragem, estímulo, autoconfiança, agressividade. Pode ser eficiente no tratamento de insegurança e em problemas de libido.

● VERDE: tem a ver com fertilidade, repouso, esperança, crescimento, planejamento, tenacidade, perseverança. É recomendada para momentos de recuperação e detox.

● LARANJA: é alegria, energia, bem-estar, disposição, prosperidade. Ótima aliada para aumentar o apetite das crianças. Ainda ajuda a manter o ânimo jovial e animado.

● ROXO: ligada à espiritualidade, religião, sabedoria, nobreza, ocultismo. É uma cor de vibração elevada, que ajuda as pessoas a encontrarem respostas dentro delas mesmas.

7 DICAS PARA SUA CASA SER LINDA E FELIZ

1. Considere os benefícios dos tons para pintar diferentes ambientes da casa. Assim, opte pelo azul no quarto, para dormir melhor, e uma parede no escritório, para estimular o foco.

2. Se sua casa tiver um estilo mais neutro, com paredes brancas ou delicadas, abuse dos acessórios e peças decoração com cores que tragam os efeitos desejados. Um sofá laranja na sala com paredes e móveis claros vai estimular momentos alegres em família. O tom, porém, não ajuda a descansar, o que atrapalha aquele cochilo na frente da TV.

3. Se não quer pintar as paredes, use quadros e outros detalhes na decoração, desde esculturas, itens de arte a vaso, com a cor que precisa ser estimulada. Pela característica lúdica, as peças vão chamar a atenção para a tonalidade predominante, ainda que de modo inconsciente.

4. Lâmpadas e luminárias, bem como vitrais coloridos, têm forte atuação cromoterápica.

5. No quarto, vale apostar em roupas de cama nas cores azul (boa para o sono), rosa (remete a algo fofo) ou verde (relacionado ao descanso).

6. Em vez de uma parede colorida, no escritório ou sala de estudo, adote acessórios de mesa e materiais escolares amarelos. Outra opção é recorrer a itens cromados, já que o prata está ligado à inovação e beneficia a intuição, importante para novos negócios e conquistas.

7. Em ambiente formal de trabalho, marrom e preto são muito bem-vindos, pois tratam de prosperidade, respeito, conhecimento e elegância. Só que, em excesso, tendem a levar a uma certa apatia, diminuindo a percepção do tempo e fazendo perder o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

\

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também