Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
CLIMATEMPO
Risco de geadas no Paraná em maio
Previsões indicam que a partir do final deste mês há risco de geada...
Publicado em 12/05/2021 às 14:09 Italo
Risco de geadas no Paraná em maio

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no decorrer deste outono os paranaenses devem conviver com manhãs e noites mais frias, enquanto as tardes seguem quentes.

Neste mês de maio as ondas de ar frio e seco já estão sendo frequentes e intensas, provocando expressivo declínio da temperatura do ar. Dessa forma os dias estão muito frios, intercalados por outros de grande calor. Portanto, a partir do final de maio, existe risco de geada no Paraná.

Este é um ano em que o fenômeno La Niña está ativo. Essa situação, de acordo com a meteorologista Ângela Costa, do IDR-Paraná, costuma provocar diminuição no volume de chuvas, o que facilita o ingresso de massas de ar polar na região cafeeira do Estado.

ALERTA GEADA

Entrou em operação na manhã desta terça-feira (11) o Alerta Geada, serviço que o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) oferecem de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de cafezais. O serviço é destinado prioritariamente à proteção de lavouras com até dois anos de implantação.

Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo. Além do boletim diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, é emitido, e amplamente divulgado, um pré-alerta com 48 horas de antecedência. Caso as condições para formação de geadas persistam, um novo aviso, de ratificação, é expedido em até 24 horas antes da previsão de ocorrência do evento.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também