Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - CAMPANHA NIVER 63 ANOS
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
ECOTURISMO
Aventura no maior canyon do Brasil!
Umuaramenses vivem grandes emoções num paraíso!
Publicado em 28/05/2017 às 00:00 Italo
Aventura no maior canyon do Brasil!

O Moto Clube Rota 323, de Umuarama (PR), coleciona viagens fantásticas pelo Brasil e por países do Mercosul. Com mais de dez anos de fundação, o grupo reúne profissionais liberais apaixonados por motocicletas Harley Davidson que já percorreram longas rodovias, passaram pelo majestoso deserto de Atacama, atravessaram a Cordilheira dos Andes, enfim, já viveram grandes emoções.

A mais recente aventura da turma do MC Rota 323 foi aqui no Paraná mesmo, com a especial diferença de que se trata de um lugar único e que merece destaque no ecoturismo internacional.

Trata-se do Canyon Guartelá, situado no planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Sul do Paraná. Ele é considerado um dos maiores cânions do mundo em extensão, o mais longo do Brasil e o 6° mais longo do mundo.

Desta nova aventura do Moto Clube Rota 323 participaram os motociclistas umuaramenses Dr. Marcelo Sanches, William Priori, Luiz Sandri, Dr. Aparício Bolonhez, Nelson Shimi, Vanderlei Rosa e Valter José da Silva.

O Canyon do Guartelá é uma garganta retilínea com cerca de 30 quilômetros de extensão e desnível máximo de 450 metros. Foi escavado pelo Rio Iapó, que pelo cânion consegue atravessar a Escarpa Devoniana, paredão que separa o Primeiro do Segundo Planalto Paranaense. Em 1992 foi criado o Parque Estadual do Guartelá com o objetivo de assegurar a preservação desse território.

Pelas suas admiráveis paisagens, virou atração nacional do ecoturismo – e do Eco Moto Turismo. É um verdadeiro paraíso, com muitas serras e montanhas cobertas de verde, vales profundos, cachoeiras, uma mais bela e impressionante que a outra. Há muitos lugares para praticar rappel, tracking, além de fazer parte do circuito nacional de canoagem e rafting.

Encantam os olhos dos visitantes as copas de araucárias – os famosos "pinheiros-do-Paraná" - centenárias e formações rochosas muito interessantes. Sinuosas, altíssimas, irregulares, recortadas em fendas, surgem duas cadeias de montanhas, separadas pelo leito do Rio Iapó, que convidam a passeis inesquecíveis pelas várias trilhas em meio à flora e fauna muito diversificadas.

Enfim, é difícil descrever tantas imagens fantásticas que os nossos viajantes do MC 323 vislumbraram nesta viagem memorável. Vamos tentar mostrar algumas aos leitores do Portal ITALO, através de fotos que surpreendem quem nunca esteve num lugar tão impressionante como Guartelá, uma jóia da geografia paranaense.

Aproveito e recomendo para que um dia façam uma aventura dessa e tenham momentos inesquecíveis! Isso é saber viver, porque são emoções como essas que se levam da vida! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

www.colunaitalo.com.br

Imagem para a posteridade: O grupo MC Rota 323 em pose especial para o Portal ITALO - Dr. Marcelo Sanches, William Priori, Luiz Sandri, Dr. Aparício Bolonhez, Nelson Shimi, Vanderlei Rosa e Valter José da Silva.

Comentários
Veja também