Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
IMPRENSA EM DECLÍNIO!
Fechou + um grande jornal impresso
Desta vez foi o DCI, um dos maiores e mais antigos do Brasil!
Publicado em 27/09/2019 às 11:31 Italo
Fechou + um grande jornal impresso

O avanço da internet tem levado jornais e revistas brasileiras, alguns deles centenários, a fechar as portas ou a abandonar edições impressas, desde o início da década.

Essa conclusão é resultado de levantamento realizado na segunda edição do Atlas da Notícia, que contou com a participação de 56 alunos de jornalismo de seis universidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foram identificados 69 veículos que deixaram de ser publicados em anos recentes — ao menos de forma regular, com periodicidade no mínimo mensal. Só em São Paulo foram 33. Em Minas Gerais, as baixas foram 27. No Rio de Janeiro, nove. O levantamento mapeou ainda outros 371 veículos, sediados em 154 municípios, atualizando e acrescentando informações à primeira versão do estudo, publicada no ano passado.

NO PARANÁ

Aqui no Paraná, por exemplo, o desaparecimento de três grandes jornais impressos ainda rende comentários na mídia: Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Diário do Norte do Paraná/Maringá.

MAIS UM FECHOU ESTA SEMANA!

Fundado há 85 anos, o jornal DCI deixou de circular esta semana, fato que repercutiu inclusive nos jornais impressos que ainda sobrevivem. Em editorial publicado na última edição, o DCI destaca: “O Grupo Solpanamby comunica a todos os seus colaboradores, assinantes, leitores, clientes, fornecedores e sociedade em geral, o encerramento definitivo das atividades do jornal DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços”.

O DCI, Diário de Comércio & Indústria, de São Paulo, fundado em 1934, fechou na segunda-feira (23), deixando de circular tanto na versão impressa quanto na online, segundo informou a própria direção do jornal.  O jornal já vinha sofrendo tanto com a crise econômica quanto com as dificuldades do setor de mídia, desafiado pela migração dos leitores e dos anunciantes para os meios digitais.

De acordo com a direção executiva do DCI, a medida provisória assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no início de agosto, que desobrigou empresas de publicarem balanço em jornais de grande circulação, permitindo a veiculação apenas na internet, teve peso na decisão.

Vale lembrar que Bolsonaro anunciou, em agosto, a decisão de oferecer o Diário Oficial da União para que as empresas publiquem seus balanços anuais a custo zero, ou seja, sem gastar um centavo sequer!

FONTE: Observatório da Imprensa

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também