Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
POESIA
Brasil conhecerá a poesia de Máriam!
Poema de sua lavra está nas páginas de uma antologia de lançamento nacional
Publicado em 05/05/2017 às 00:00 Italo
Brasil conhecerá a poesia de Máriam!

A professora Máriam Trierveiler Pereira, do IFPR campus Umuarama, teve uma poesia selecionada para compor a Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea “Além da Terra Além do Céu”, cujo lançamento será neste domingo (7), em São Paulo. O evento acontecerá no Teatro Gazeta, na Avenida Paulista, das 11 às 14 horas.

A obra é composta por três volumes e será apresentada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e na Feira do Livro de Lisboa.

A Antologia Poética está sendo publicada pela Editora Chiado, que é a maior editora em Portugal em edições de autores portugueses e brasileiros, com crescimento em publicação no Brasil, Alemanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido e Itália.

 

ESCREVER, PAIXÃO DESDE A INFÂNCIA

Em entrevista exclusiva ao Portal ITALO, a professora, escritora e poeta Máriam Trierveiler Pereira revelou que sua paixão pela literatura e poesia bem desde a infância: “Eu comecei a escrever quando criança, sempre fui grande leitora, mas as publicações literárias iniciaram com o término do meu doutorado, pois publiquei minha tese em forma de livro por uma editora independente”.

Depois desse livro, Máriam escreveu "Calendário Ambiental: uma proposta para educação holística", lançado na Semana Literária do SESC em 2016. Neste livro sobre Educação Ambiental, ela reuniu várias experiências didáticas em mais de 15 anos de magistério.

Ela recorda que “juntamente com essa publicação, tive a satisfação de ter um conto infantil selecionado para ser publicado na Coletânea de Contos Infantis do SESC, lançado também na Semana Literária de 2016. Esse conto se chama ‘O álbum de fotografias da vovó’”.

 

A AUTORA LANÇARÁ MAIS UM LIVRO

Máriam segredou ao Portal ITALO que neste ano de 2017 participará novamente da Semana Literária, oportunidade em que lançará um livro infanto-juvenil, intitulado "As Aventuras de Téo e Sofia". “Esse livro foi feito em parceria com Claudio Mangini, ilustrador, e Samuel Soares, revisor, ambos professores do IFPR. A história serve para que as crianças e adolescentes se interessem por ciência”, adiantou a escritora.

Com relação à poesia, ela diz que “nunca havia escrito com intenção de publicação, mas recebi o convite da Editora Chiado e aceitei como desafio. A poesia, que não posso publicar ainda, se chama "Terra, o dia do juízo final".

Máriam Trierveiler Pereira recorda que em 2011 escreveu uma coleção de livros infantis sobre educação ambiental e que neste ano o designer Claudio Mangini está ilustrando essa coleção, mas ainda não tem previsão de data para publicação.

 

UMA VIDA DEDICADA ÀS ARTES E AO ENSINO

Além das atividades literárias, ela coordena a Cia de Dança IFPR Schubert, e mantém o grupo Arte Flamenca, com aulas, ensaios e apresentações artísticas na cidade e região. Também coordena o projeto IFPipoca e Cine Arte, na área de cinema, em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama.

Na área da comunicação Máriam apresenta o programa de rádio Arte Flamenca, em parceria com a RUP FM 107,7, que é um programa cultural sobre músicas, artistas e curiosidades sobre o flamenco e culturas relacionadas.

Máriam possui um riquíssimo currículo, do qual destacamos: graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1997), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Engenharia Química com ênfase em Gestão, Controle e Preservação Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é professora da área de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do IFPR campus Umuarama e editora-chefe da Revista de Agronegócio e Meio Ambiente - RAMA. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Planejamento Ambiental Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores ambientais, planejamento ambiental, qualidade da água, educação ambiental, avaliação de impactos ambientais, sistema de gestão ambiental e sustentabilidade. É líder do grupo de pesquisa Engenharia, Arquitetura e Sustentabilidade, cadastrado e certificado pelo CNPQ. (ITALO FÁBIO CASCIOLA –www.colunaitalo.com.br)

A professora, escritora e poeta Máriam Trierveiler Pereira, do IFPR campus Umuarama.

 

Os três livros que compõem a Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea “Além da Terra Além do Céu”: lançamento neste domingo em São Paulo.

Comentários
Veja também