Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - MOBILE
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
NO DIA DO TRABALHO
Costelão Gaúcho em Umuarama!
A costelada, seguida de bailão com música típica, será no Parque Exposição!
Publicado em 07/04/2017 às 00:00 Italo
Costelão Gaúcho em Umuarama!

Anotem para conferir depois: Em comemoração ao Dia do Trabalhador, o recém-fundado Centro de Tradições Gaúchas Rincão dos Xetá em parceria com a Sociedade Rural de Umuarama promoverá no próximo dia 1º de maio o primeiro Costelão Gaúcho!

O Portal ITALO adianta que a festa gauchesca acontecerá na segunda-feira feriado do Dia do Trabalho, com início às 11 da manhã, no Pavilhão da Indústria e Comércio do Parque Exposição de Umuarama.

Os convites já estão à venda e custam R$ 250,00 (para oito pessoas). A carne assada acompanha arroz, salada, mandioca, pão e farofa. Detalhe: os organizadores lembram a todos que devem levar pratos e talheres!

E depois do almoço haverá um ‘bailezito’ bem gaúcho para gastar a sola da bota, animado com música típica pelo famoso Grupo Bailanta.

 

COSTELA AO FOGO DE CHÃO

Macios, suculentos, quase derretendo ao corte da faca. Retirados direto do fogo, com aquele cheiro irresistível e uma textura de dar água na boca.

Existem várias formas de se preparar uma boa costela. Pode ser feita em uma churrasqueira, enrolando-a em papel alumínio ou celofane, ou sem papel, deixando a peça longe do fogo. Porém, os gaúchos provam que a costela mais saborosa é a assada ao fogo de chão!

Eles explicam que o sabor vem dos cuidados. Os gaúchos adoram o clima que envolve fazer a costela: ficar cuidando do fogo, proseando com os amigos e bebendo. O churrasco de fogo de chão é uma antiga tradição dos tropeiros, que em suas longas viagens paravam para descansar e se alimentar. Escolhiam um local adequado para cavar as valetas no chão, onde seriam colocados os espetos com a costela. E essa cultura gastronômica acabou se espalhando por outros estados brasileiros.

No churrasco ao fogo de chão, todas as peças são temperadas apenas com sal grosso, podendo ser assadas inteiras, cortadas em pedaços menores ou mesmo fatiadas. Detalhe: o preparo é com lenha e não com carvão!

A lenha usada normalmente é de eucalipto, limpa, seca e isenta de qualquer tipo de conservante ou tinta que possa interferir no gosto da carne, uma vez que esse processo de cozimento provoca também uma espécie de defumação nas peças.

A distância ideal de colocação dos espetos é de 30 centímetros do fogo e as carnes levam em média duas horas para chegarem ao ponto. Têm de ser viradas de tempos em tempos para que fiquem assadas por igual em todos os lados. Os experientes churrasqueiros ensinam que o segredo de uma boa costela ao fogo de chão é ter tempo e paciência! Nada de pressa!!! (www.colunaitalo.com.br)

 

Galeria
Comentários
Veja também