Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - 2 dose completa mobile
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - Sustentabilidade móbile
Anúncio - banner rodape
MÚSICA SACRA
Ouçam o canto dos Canarinhos de Jesus!
Crianças abrilhantam missas na Matriz
Publicado em 07/02/2017 às 00:00 Italo
Ouçam o canto dos Canarinhos de Jesus!

Sábado passado (4/2) o grupo de canto Canarinhos de Jesus, da Igreja Matriz São Francisco de Assis, retomou a sua agenda de ensaios.

A partir de agora os ensaios, depois do período de férias de fim de ano, acontecerão todos os sábados, com início às 14:30, na Igreja Matriz, e são abertos para todas as crianças. O grupo anima as missas dos terceiros domingos de cada mês, iniciadas tradicionalmente às 9:30 horas (Missa da Catequese na Paróquia).

Os Canarinhos de Jesus têm a admiração da comunidade católica de Umuarama e já está completando três anos de atividades.

O grupo teve início em outubro de 2014 e está formado por crianças e adolescentes a partir de 6 anos. Ele foi criado com o objetivo de proporcionar uma participação mais efetiva nas celebrações das missas dominicais, bem como ser uma forma de evangelização através do canto-coral.

A iniciativa veio com a experiência de 20 anos do antigo Coral Pequenos Cantores de São Francisco, na época idealizado pelo então pároco da Igreja Matriz, Frei Clemente.

O ‘Coralzinho da Matriz’, como era conhecido, teve início na década de 80 e permaneceu em atividade até aproximadamente 2002.

Com um histórico de apresentações em Umuarama, região e ainda quatro viagens para Curitiba (na época eram necessários quatro ônibus para transportar todo o coral e a equipe de trabalho!), o antigo ‘Coralzinho’ também gravou, ainda nos anos 90, um LP em Maringá com um repertório de músicas infantis em arranjo para três vozes.

Esse trabalho foi importante na vida de muitos jovens, hoje adultos que, com o retorno do Frei Clemente para Umuarama e com o apoio dos fréis da Paróquia, retomaram os ensaios. Muitas crianças são filhos dos antigos coralistas.

É um incentivo e oportunidade para que eles participem ativamente da comunidade. É também uma alternativa para a realidade atual de nossas crianças, que com tanta interação digital devem integrar-se com relacionamentos sociais mais concretos. A experiência da coletividade é importante e mais do que um compromisso musical é uma identidade social que passa a ser construída com o grupo.

Frei Clemente Vendramim tem hoje 93 anos. Com sabedoria e muita energia, ele incentiva e acompanha o trabalho com as crianças e adolescentes.

O nome do grupo foi trazido por ele - Canarinhos de Jesus -  e ilustra muito bem o objetivo que deve estar claro: canarinhos são aves populares por sua beleza e pelo seu canto e, por serem muitos em nosso País, os canários nos representam como nação e deixam o lugar mais feliz onde estão.

São pequeninos, mas têm um pulmãozinho forte que produz o milagre da música na natureza!!!

Galeria
Comentários
Veja também