Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER PERSIANAS
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - campanha nova mobile
Anúncio - mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner móbile
PADROEIRO
São Francisco, o protetor dos animais
O padroeiro de Umuarama também é o padroeiro da ecologia
Publicado em 01/10/2019 às 10:45 Ítalo
São Francisco, o protetor dos animais

Dia 4 de outubro é o dia de São Francisco de Assis, consagrado em todo o mundo como o Padroeiro da Ecologia e Protetor dos Animais.

Nascido na Úmbria (próximo de Assis), Itália, em 1182, seu nome era Francisco Bernardone. Filho de um rico comerciante de tecidos, teve uma adolescência fútil, vivendo na companhia de boêmios e, por isso, aos 20 anos, foi aprisionado. Depois de libertado, gradativamente, foi sentindo desinteresse pela vida mundana, converteu-se e abraçou a pobreza de vida.

Por ser um jovem de alma sensível, cheio de amor aos pobres e a Deus, soube ver o Rosto de Deus espelhado na natureza, não apenas nos animais, mas em tudo que Deus criou.

Esta é uma lição que precisamos aprender com São Francisco: encantar-se com tudo que Deus criou, com toda a beleza, harmonia e perfeição. Dar glória e louvor a Deus pela criação.

SÃO FRANCISCO ERA UM IRMÃO UNIVERSAL

“Tudo o que criastes proclama a Vossa glória”. O salmista canta com alegria: “Os Céus cantam a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de suas mãos” (Sl 18,1). Assim, este grande santo, viveu toda a sua vida de oração, meditação e louvor a Deus, contemplando a Sua obra, desde a menor formiguinha até o astro sol. No seu belo canto ao “irmão Sol com irmã luz”, ele chama o sol e a luz de irmãos, filhos do mesmo Pai. “Irmã flor que mal se abriu, fala do amor que não tem fim. Água irmã que nos refaz, e sai do chão cantando assim: aleluia!”.

São Francisco foi admirado pela sua bondade com todos os seres vivos. Coube a ele, em 1223, a ideia da criação do primeiro Presépio com animais vivos, no dia de Natal, uma tradição que permanece viva até hoje. Assim, ele quis homenagear o Criador naquela criança divina.

Francisco era um irmão universal. Não só dos animais e dos vegetais, do cosmos e das estrelas, mas também de todos os homens, mulheres e crianças, e especialmente os pequenos, pobres e doentes. Não existiu homem que fosse estranho ao seu coração: leprosos, bandoleiros, nobres ou plebeus; todos eram seus irmãos. Ninguém como ele irmanou-se tanto com o universo.

FRANCISCO E OS ANIMAIS

Há muitas histórias de São Francisco com os animais. Uma delas conta que o Santo diz que bandos de andorinhas o seguiam continuamente formando uma cruz e que em uma ocasião, na qual ele ia pregar em Alvino, disse: “Irmãs andorinhas, agora eu tenho que falar comigo”.

Em outra ocasião, ele amansou um lobo selvagem dizendo: “Venha aqui Irmão Lobo, mando-te da parte de Cristo, que não faças nenhum mal a mim nem a ninguém”. E quando estava no monte rezando, um pássaro lhe avisou que era a hora da oração da meia-noite. Eu penso que esta seja uma boa oportunidade para aprender o que a Igreja ensina sobre os animais. Papa Bento XVI disse, certa vez, que “a existência dos animais se limitava à sua vida na terra”, uma vez que eles não têm uma alma imortal, criada à imagem e semelhança de Deus, como a nossa alma.

E nesta sexta feriado dedicado a proteção dos animais a Empório Pet estará atendendo até meio dia.

Com o Empório Pet, seu melhor amigo vai ficar mais bonito, saudável e feliz! Visite a loja: Avenida Londrina 3670, em Umuarama. Telefone: (44) 3038-1010.

E FIQUE LIGADO: Siga o Empório Pet nas redes sociais, pois oferece muitas promoções, sorteios para quem estiver curtindo as páginas!

Edição: THAIS POLESI

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também