Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Matriculas Abertas mobile
Anúncio - bairro saudavel mobile
Anúncio - Banner Mobile
Anúncio - AGOSTO
UMUARAMA
Unipar está com inscrições abertas para o vestibular de Medicina
A prova será aplicada no dia 18 de fevereiro; o curso oferece 60 vagas
Publicado em 28/12/2017 às 06:00 Ítalo
Unipar está com inscrições abertas para o vestibular de Medicina

Curso se pauta em projeto pedagógico moderno e já conta com estrutura física arrojada para atividades práticas; a prova será elaborada e aplicada pela Fundação Carlos Chagas, de São Paulo

Oferecendo 60 vagas, o curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar está recebendo inscrições para o vestibular, agendado para o dia 18 de fevereiro. As provas serão elaboradas e aplicadas pela Fundação Carlos Chagas, de São Paulo, na Unidade-Sede da Unipar, em Umuarama, onde o curso está sendo oferecido. O prazo de inscrição segue até 2 de fevereiro.

Um dos grandes diferenciais do curso de Medicina da Unipar está no projeto pedagógico, que prioriza três conceitos importantes: atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde. Seguindo rigorosamente as normas do Ministério da Educação, a Unipar já investiu altas somas para a concretização deste projeto. Há três anos a Instituição investe em residência médica e na capacitação de professores, médicos, preceptores e gestores do serviço. “Estamos prontos para começar as aulas confiantes de que prestaremos um excelente serviço”, diz a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta.

À frente dos trabalhos desde quando a Unipar decidiu lutar pelo curso, ela destaca que outro diferencial da Unipar é ter antecipado investimento na implantação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), dentro do Câmpus. “A UBS está em pleno funcionamento, com uma equipe multiprofissional atuando junto com os médicos. Considerando que tem oito mil pacientes cadastrados, o espaço será determinante para os alunos se aproximarem, já no início da graduação, da realidade da profissão”, destaca a diretora.

Além de vários laboratórios arrojados (17, no total), que dão suporte às aulas práticas dos cursos da área de Saúde (Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, entre outros) especialmente para o curso de Medicina a Unipar montou o Centro de Simulação em Saúde. Trata-se de um complexo de espaços que simula os ambientes de consulta, pré-hospitalar, hospitalar, bloco cirúrgico e UTI, além de salas de procedimentos, de estudos e outros necessários para dar completude ao CSS.

“A proposta do CSS é levar os alunos a se depararem com situações semelhantes às que serão enfrentadas no cotidiano, aprendendo técnicas e capacidades decisórias”, diz a coordenadora do curso, professora Regina Vicentini, informando que o espaço conta com dezenas de manequins importados (bonecos), que representam pacientes. “Podemos definir esses modelos como sendo o treinamento completo, um passo aquém do exame realizado nos pacientes, já que eles são capazes de expressar situações bastante peculiares de anamnese [história da doença atual e pregressa], para a elaboração das hipóteses diagnósticas e condutas do tratamento”, explica.

Segundo ela, os modelos, em outras ocasiões, serão utilizados para simular situações de emergências clínicas e cirúrgicas, traumas crânio-encefálicos, fraturas de membros, choque séptico, choque cardiogênico e sangramentos. “Temos o que há de mais avançado na área laboratorial da Medicina para oferecer aos nossos alunos”, enfatiza. Além disso, segundo ela, o curso de Medicina da Unipar se propõe a desenvolver atividades práticas em conjunto com a comunidade médica dos hospitais de Umuarama e região e com a Rede Municipal de Saúde. Saiba mais em http://medicina.unipar.br/.

A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta.

A coordenadora do curso, professora Regina Vicentini.

 

Anúncio - Banner Interno Anúncio - Interno Anúncio - Clarineis interno
Comentários
Veja também