Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
EDUCACENSO
Censo nas escolas começará em maio
32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná preparam-se para essa ação
Publicado em 08/05/2017 às 00:00 Ítalo
Censo nas escolas começará em maio

O Censo Escolar da Educação Básica de 2017 já tem datas marcadas: o período para coleta, digitação e exportação dos dados irá de 31 de maio - Dia Nacional do Censo Escolar - até 31 de julho. Sendo que essa atividade caberá aos diretores, responsáveis pela escola ou pelo sistema educacional informatizado.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela sistematização e consolidação dessas estatísticas, mais uma vez adotará o sistema Educacenso para realizar a coleta, via internet, dos dados.

O Inep enviará os dados preliminares ao Ministério da Educação (MEC), para publicação no DOU, em 17 de agosto. A partir dessa data, essas informações ficarão disponíveis para conferência dos gestores municipais e estaduais.

Após essa fase, em 14 de dezembro, o Inep encaminhará os dados resultantes das correções e verificações do Censo Escolar da Educação Básica/2017 ao Ministério da Educação para publicação final no DOU. A divulgação dos resultados definitivos e dos microdados ficou marcada para 31 de janeiro de 2018.

 

PARANÁ ESTÁ PREPARADO PARA O CENSO ESCOLAR

Cerca de 130 técnicos pedagógicos e secretários escolares dos 32 Núcleos Regionais de Educação participaram, em Curitiba, do 1º Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica do Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Educação. Os profissionais trabalharam durante três dias questões relacionadas à metodologia e cronograma da coleta dos dados sobre o ensino no Estado.

“É preciso que essas informações representem a realidade da escola, dos municípios e do Estado. A capacitação é importante para que as escolas tenham noção dessa responsabilidade e possam coletar os dados da forma fidedigna”, disse o coordenador de informações educacionais da Secretaria da Educação, Francisco Albano.

 

COLETA DE DADOS 2 VEZES AO ANO

A coleta de dados do censo escolar é feita duas vezes ao ano e contêm informações detalhadas que colaboram para a definição de políticas educacionais, para a distribuição de recursos financeiros da União para estados e municípios e para o cálculo do Índice de Educação Básica (Ideb).

Também serve como indicador para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação (MEC).

A formação tem duração de 24 horas, que serão somadas ao plano de carreira dos servidores conforme previsto no programa Minha Escola Tem Ação (META), da Secretaria da Educação. Ao término do curso as informações serão repassadas a todas as escolas estaduais, municipais e particulares.

No Paraná a coleta de informações pode ser feita automaticamente por meio do Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere), disponibilizado pelo Governo do Paraná.

As informações são preenchidas diretamente pela escola e encaminhadas ao MEC. Outra forma de coleta de dados é feita de maneira manualmente no próprio site do Ministério da Educação.

(www.colunaitalo.com.br)

Com informações do MEC e SEED

​​​​

Comentários
Veja também