Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Sustentabilidade móbile
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - 2 dose completa mobile
MODA
Estudante faz sucesso no Senac de São Paulo
Ela fez uma profunda pesquisa sobre “roupa híbrida”
Publicado em 01/04/2017 às 00:00 Ítalo
Estudante faz sucesso no Senac de São Paulo

No ano passado, a estudante paranaense Ana Paula Dias desenvolveu, junto com sua professora Isamara Freire especialista em modelagem, uma pesquisa no grupo de iniciação cientifica do Centro Universitário Senac São Paulo, pesquisa essa experimental sobre o tema “As correlações do tricô manual com o vestuário feminino e as técnicas contemporâneas de modelagem”.

Ana Paula escolheu estudar a técnica do designer Julian Roberts, que é londrino e autor da técnica chamada Subtraction Cutting (Modelagem da Subtração) que consiste em criar roupas a partir de um tubo de tecido.

“Com esta técnica você consegue criar blusas, saias, vestidos, calças, enfim várias possibilidades. E o resultado da técnica na peça também te dá várias possibilidades de uso da mesma peça de roupa. É o que chamamos na moda de ‘roupa híbrida’, explicou a estudante ao Portal ITALO.

Após estudar a técnica na malha (vestido azul) que, inclusive, foi a primeira vez que esta técnica foi realizada em uma malha (tecido com elasticidade), pois a técnica foi criada para ser desenvolvida em tecidos planos (tecidos que não esticam).

“Eu adquiri peças feitas de tricô em brechós aqui em São Paulo, desfiz estas peças e eu e mais 9 mulheres produzimos 100 retângulos de tricô feitos inteiramente a mão, que posteriormente receberam a mesma técnica efetuada no tecido de malha azul”, explica Ana Paula.

“O resultado foi surreal!” – conta ela. “Apresentei meu artigo na universidade e recebi feedbacks positivos. Foi considerado o melhor trabalho de pesquisa de iniciação científica do curso de desing de moda do grupo Cultura e Comportamento onde recebeu um prêmio!!! Publiquei todo o processo em minha página no Instagram (@anadias1984) e o autor da técnica curtiu e comentou todas as fotos e me escreveu pedindo para que eu enviasse essas fotos e o artigo para ele publicar em sua pagina oficial”.

Vale conferir no link: http://subtractioncutting.tumblr.com/post/158407704826/international-subtraction-cutting-teachers

As atitudes nas fotos do editorial são de autoria da própria estudante Ana Paula Dias e a modelo é Nérida Cocamaro, fotografada por Felipe Russo, ambos paulistanos.

Ela faz questão de citar que “recebi, além do apoio das tricoteiras e da modelista Elenilce Lima do processo, o apoio da estudante de fotografia peruana Gabriela Ono.

Vale destacar que este trabalho foi realizado no ano passado e será apresentado no Colóquio de Moda 2017 que acontecerá em breve na cidade de Bauru.

Galeria
Comentários
Veja também