Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - banner rodape
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - 2 dose completa mobile
Anúncio - Sustentabilidade móbile
Anúncio - banner mobile rodape
UMUARAMA
A Biblioteca Itinerante já está na estrada!
Ônibus visitará 10 mil crianças dos CMEIs, escolas municipais e particulares
Publicado em 31/03/2017 às 00:00 Ítalo
A Biblioteca Itinerante já está na estrada!

A Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria é um dos projetos mais bem sucedidos da cena educacional e de cultura de Umuarama.

Criada em 2010 pela Prefeitura de Umuarama, o ônibus-biblioteca foi para a estrada no ano seguinte com a missão de estimular nas crianças o hábito pela leitura.

A cada ano, a biblioteca sobre rodas elenca um tema para ser trabalhado com o público. Isto porque, além dos livros, o projeto desenvolve atividades lúdicas, como teatro, música e recreações.

Nas primeiras edições, ela focalizou a biografia de alguns autores brasileiros e em 2015, quando a Capital da Amizade completou 60 anos de fundação,  trabalhou a história de Umuarama.

A professora e escritora Angela Russi é a idealizadora da Biblioteca Itinerante de Umuarama e está à frente, todos os anos, dessa bela missão: por meio de um teatro de fantoches, escrito por ela mesma e encenado pela equipe do projeto, os alunos viajam pela literatura – razão do sucesso do projeto.

Agora, março 2017, Angela e quatro estagiários prepararam o ônibus da Biblioteca Itinerante que vai seguir um roteiro até aos alunos e mais de 10 mil crianças dos CMEIs, escolas municipais e particulares de Umuarama.

 

MAURÍCIO DE SOUZA, TEMA DE 2017

Desta vez, o tema é a biografia do famoso Maurício de Souza, ícone nacional pela criação da Turma da Mônica.

“Teremos uma estação de jogos, teatro, decoração temática e muitos livros e gibis para leitura. A Maurício de Sousa Produções entrou em contato comigo e doou 50 gibis da Turma da Mônica e mais 1 ano de assinatura para a Biblioteca Itinerante”, comemora Angela Russi ao receber o apoio de seu ídolo de infância.

Vale destacar ainda que Mauricio gravou um vídeo especial agradecendo à biblioteca a escolha de sua obra para esta edição da Biblioteca Itinerante, que o Portal ITALO posta abaixo. Vale curtir, pois é a cultura de Umuarama merecendo o reconhecimento de uma personalidade da expressão de Maurício de Souza.

 

A HISTÓRIA DE UMUARAMA

Por outro lado, a professora Angela Russi incluiu no acervo da Biblioteca Itinerante deste ano o livro “Memórias de um Repórter”, de autoria do jornalista Italo Fábio Casciola, em que ele narra os tempos de sua infância em Umuarama na época da pré fundação e colonização da cidade. (www.colunaitalo.com.br)

 

 

Comentários
Veja também