Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
AUTOCONTROLE
Como ensinar seu filho a ter limites?
Ensinar limites à criança faz com que o cérebro aprenda sobre o que é autocontrole e respeito
Publicado em 20/03/2019 às 16:28 Ítalo
Como ensinar seu filho a ter limites?

Ensinar limites – Você já ouviu falar em cérebro executivo? Cérebro executivo é um cérebro capaz de ter controle, ser flexível e ter boa memória de trabalho, funções essenciais para o aprendizado e para a vida.

Todos nós nascemos com potencial para desenvolver capacidades que nos permitem controlar impulsos, fazer planos, manter o foco e organizar as informações que nosso cérebro retém na memória.

Ao contrário do que muita gente pensa, não se trata apenas de aprender a linguagem, números ou cores. As crianças precisam estar aptas a trabalhar efetivamente com outras pessoas, ignorar distrações e lidar com múltiplas demandas.

Segundo Solange Jacob, especialista em funções executivas do cérebro e Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA, as funções executivas consistem em um conjunto de processos cognitivos que se dão no córtex pré-frontal do cérebro.

“Funções executivas são um grupo de habilidades que nos ajudam a focar em múltiplos fluxos de informação ao mesmo tempo, monitorar erros, tomar decisões com base em informações disponíveis, rever planos e, se necessário, resistir à tentação de deixar a frustração nos conduzir a ações precipitadas”, explica a especialista.

Pesquisadores acreditam que neste processo estão envolvidas três categorias de competências: controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Para compreender, considere este exemplo: uma criança precisa se revezar com outras em alguma atividade. Então, em primeiro lugar, ela precisa ter controle inibitório, porque terá que parar tudo o que estiver fazendo e deixar a outra criança ter a vez. Mas, quando for a sua vez novamente, vai precisar lembrar o que estava fazendo na rodada anterior. Isso está na memória de trabalho.

Em uma brincadeira em que várias crianças precisam repetir uma sequência de gestos, como por exemplo no “Passa-Anel”, se uma delas errar, a criança que for realizar a sequência depois, não pode se perder. Para isso, ela precisa ter o que chamamos de flexibilidade cognitiva.

Para desenvolver as funções cognitivas do seu filho, fique atento ao seu relacionamento com ele

Em casa, os pais podem ajudar – e muito! – os filhos a desenvolverem suas habilidades. Veja as dicas de Solange Jacob:

- Mantenha uma relação positiva com seu filho para ajudá-lo a se preparar melhor para lidar com situações estressantes, o que, por sua vez, o ajudará a desenvolver suas funções executivas.

- Seja afetuoso e sensível às necessidades do seu filho.

- Use métodos brandos de disciplina tais como o diálogo e sugestões, principalmente quando você quiser que ele faça ou deixe de fazer alguma coisa.

- Incentive seu filho a ser independente, ajudando-o em suas atividades somente quando ele precisar.

- Tente manter as atividades domésticas e rotinas consistentes e organizadas.

- Incentive-o a se envolver em brincadeiras sociais de faz-de-conta com outras crianças (especialmente brincadeiras onde ele precise assumir um papel e se adaptar à “história” conforme ela vai mudando).

- Escolha jogos para o cérebro no computador que ajudem a desenvolver as funções executivas.

- Incentive seu filho a fazer meditação, música, artes marciais, dança, ginástica para o cérebro ou atividades aeróbicas. Escolha atividades que sejam suficientemente desafiadoras para mantê-lo motivado.

- Pergunte ao professor da pré-escola ou da educação infantil como ele está se ajustando ao participar das atividades diárias (por exemplo, seguir instruções, controlar seus impulsos).

Conheça já o método Supera de Ginástica para o Cérebro!

Para fazer uma aula gratuita, acesse https://metodosupera.com.br/desperte-seu-cerebro/  e reserve seu horário ou vá direto a escola Supera localizado na Av. Paraná, 5885 Sala 2 anexo ao Supermercados Cidade Canção I em Umuarama.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também