Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - BANNER PERSIANAS
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner móbile
Anúncio - campanha nova mobile
FIBROMIALGIA
Dr. Bianco proferirá palestra na Prefeitura
Será nesta sexta-feira (12), no auditório da Prefeitura de Umuarama.
Publicado em 11/05/2017 às 00:00 Italo
Dr. Bianco proferirá palestra na Prefeitura

Com o objetivo de conscientização da população sobre essa doença que está preocupando o mundo moderno é celebrado em 12 de maio, o Dia Internacional da Fibromialgia.

Segundo a Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro), a patologia já atinge 10% da população brasileira (dados de março 2017). Fatores emocionais e físicos como uma infecção, um episódio de gripe ou até um acidente de carro, podem estimular o aparecimento da doença.

Nesse cenário, a fibromialgia é considerada uma doença dos tempos modernos, sendo a segunda causa mais comum de dor musculoesquelética crônica, perdendo somente para a osteoartrite, um problema degenerativo e inflamatório das articulações. Segundo pesquisas, 80% dos casos de fibromialgia atingem mulheres acima dos 25 anos.

 

PALESTRA IMPORTANTE: ENTRADA FRANCA

Em Umuarama, marcando o transcurso dessa data internacional, acontecerá um evento especial aberto à comunidade. Será nesta sexta-feira (12 de maio), com início às 13:30 horas, no anfiteatro da Prefeitura de Umuarama.

A comemoração terá como destaque a presença do médico psiquiatra Sebastião Maurício Bianco, presidente da Associação Médica de Umuarama, que proferirá uma palestra abordando a Fibromialgia. A entrada é franca e toda a população está convidada a assistir essa importante conferência de saúde.

 

O QUE É FIBROMIALGIA?

A Fibromialgia é uma síndrome clínica que

se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.

 

QUAL É A CAUSA DA FIBROMIALGIA?

Não existe ainda uma causa definida, mas há algumas pistas de porque as pessoas têm Fibromialgia. Os estudos mostram que os pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem Fibromialgia. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com Fibromialgia interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. A Fibromialgia também pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem Fibromialgia e outras não ainda é desconhecido.

 

O QUE NÃO SE DISCUTE É SE A DOR DO PACIENTE É REAL.

Hoje, com técnicas de pesquisa que permitem ver o cérebro em funcionamento em tempo real, descobriu-se que pacientes com Fibromialgia realmente estão sentindo a dor que dizem sentir. Mas é uma dor diferente, em que não há lesão no corpo, e, mesmo assim, a pessoa sente dor.

Mesmo não sabendo a causa exata, sabemos que algumas situações provocam piora das dores em quem tem Fibromialgia. Alguns exemplos são: excesso de esforço físico, estresse emocional, alguma infecção, exposição ao frio, sono ruim ou trauma. (www.colunaitalo.com.br)

O presidente da Associação Médica de Umuarama, Dr. Sebastião Maurício Bianco, nesta sexta-feira (12) vai proferir palestra sobre Fibromialgia no auditório da Prefeitura.

 

FONTE:  Fibromialgia Cartilha para pacientes – Sociedade Brasileira de Reumatologia.

http://www.reumatologia.com.br/PDFs/Cartilha%20fibromialgia.pdf

 

Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também