Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - banner mobile tecnico em podologia
Anúncio - BANNER PERSIANAS
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - BANNER MOBILE NATAL
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Cidadania Esmola Nâo
Anúncio - campanha nova mobile
Anúncio - banner móbile
COREN/PR
Umuarama comemora a Semana da Enfermagem
Hoje e amanhã haverá cursos, palestras e oficinas na cidade
Publicado em 10/05/2017 às 00:00 Italo
Umuarama comemora a Semana da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná está desenvolvendo agenda de cursos, palestras, oficinas e prepara grande homenagem de reconhecimento e valorização aos profissionais.

A Semana Integrada de Enfermagem no Paraná, promovida pela Coren/PR em parceria com Associação Brasileira de Enfermagem - Seção PR, segue até o dia 30 de maio e tem como tema central “As Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática”. O assunto está sendo articulado e debatido com profissionais de todo o país e também será o tema central do Congresso Brasileiro de Enfermagem, que acontecerá no mês de setembro, em Maceió – AL.

Nesta quinta e sexta, dias 11 e 12, a presidente do Coren/PR, participará das atividades  programadas para UMUARAMA, no Colégio Hilda Kamal, no Hospital Uepeccan e na Unipar.

Entre os dias 16 até 30, as atividades da semana Integrada acontecem em Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel e Quitandinha.

As palestras e oficinas também envolvem temas como – Segurança do Paciente, Parto Humanizado, Desenvolvimento do Processo de Enfermagem na Prática Assistencial, Raciocínio Clínico e Enfermagem na Linha de Frente do Cuidado.

E, no dia 25 de maio, acontecerá outro grande evento da Semana Integrada e Enfermagem – o Coren Paraná Premia, que pelo segundo ano consecutivo, presta homenagem à profissionais indicados pela própria categoria, inscritos no Conselho. A homenagem será em Curitiba.

 

O PAPEL DO ENFERMEIRO

A presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, afirma que a categoria, que desde sempre atua na linha de frente de todo atendimento no sistema de saúde brasileiro desempenha hoje um papel transformador neste processo, pois vem se capacitando e se fortalecendo para mudança de modelo assistencial, visando a prevenção de doenças, a promoção e recuperação da saúde.

O Coren/PR, que tem a missão de fiscalizar o exercício profissional para a assistência de enfermagem segura e de qualidade, registra hoje mais de 90 mil inscritos, e com este contingente "somos grandes protagonistas do sistema de saúde”, afirma.

Simone Peruzzo destaca que entre as propostas do Coren/PR está a implantação, a médio prazo, da Sistematização da Assistência e do Processo de Enfermagem em todos os serviços prestados, visando o registro e a visibilidade das práticas. “Como atuamos na linha de frente do atendimento às pessoas e famílias, necessitamos padronizar linguagem adotada como garantia de construção de nossa identidade profissional”, ressaltou a presidente.

 

PERFIL DA ENFERMAGEM NO PARANÁ

De acordo com a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o quadro no Paraná é composto e 76,5% de técnicos e auxiliares e 23,5% de enfermeiros e a categoria representa 50% da força de trabalho da área da saúde no estado. Os profissionais da área estão presentes em todos os municípios paranaenses, nos setores público, privado, filantrópico e de ensino - e fortemente inseridos no SUS.

Entre os dados apresentados pela pesquisa, destaque para a necessidade de redimensionamento do quadro e a necessidade de implantação de medidas contra a violência no trabalho. Segundo a pesquisa somente 33% dos enfermeiros no estado se sentem protegidos no ambiente de trabalho; 67% dos 8.345 entrevistados apontaram já ter sofrido violência psicológica; 19,6% revelaram terem sido vítimas de violência institucional e 13%, já terem sido alvo de agressões físicas.

A pesquisa nacional demandou 5 anos de trabalho e entrevistou 55 mil profissionais da Enfermagem em todo o país.

SERVIÇO

Informações com toda a programação da Semana Integrada de Enfermagem no Paraná – no site do Coren/PR www.corenpr.gov.br

(www.colunaitalo.com.br)

O Secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo, com a presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo.

Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também