Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Sustentabilidade móbile
Anúncio - 2 dose completa mobile
VAMOS BRINCAR???
“Domingo no Bosque” terá campeonato de bolinhas de gude!
Lembram da antiga brincadeira??? Pois é, as bolinhas de vidro vão pirá...
Publicado em 22/09/2017 às 21:47 Ítalo
“Domingo no Bosque” terá campeonato de bolinhas de gude!

Este fim de semana em Umuarama será só alegria! É que acontecerá mais uma edição do “Domingo no Bosque”, com uma série de atividades no Bosque Uirapuru.

As brincadeiras começarão às 13:30 horas, prolongando-se por toda a tarde à sombra das árvores frondosas.

Além das atividades recreativas já tradicionais no “Domingo no Bosque”, desta vez a garotada terá uma novidade: será realizado o 1º Torneio de Bolinhas de Gude.

É uma brincadeira antiga, muito praticada pela criançada de Umuarama nos anos 50, 60 e 70. Era um costume nos recreios das escolas e nas praças do centro da cidade.

Foi uma feliz idéia da Smel/Prefeitura, promotora do “Domingo no Bosque”, em resgatar essa tradição saudável do passado, tirando a galerinha destes tempos modernos por alguns instantes dos computadores e celulares.

O pessoal de Educação Física da Unipar e do SESC Umuarama estará dando o maior apoio ao evento, que tem tudo para ser um sucesso para que se repita de ora em diante em outros bairros da cidade...

 

COMO BRINCAR

As bolinhas de gude permitem vários jogos. Na maioria deles o objetivo é acertar as bolinhas adversárias para capturá-las. Os meninos normalmente levam o ‘capturar’ ao pé da letra e ficam para sempre com as bolinhas que acertam, por isso, é bom deixar essa regra bem clara antes da brincadeira para evitar lágrimas.

Em uma das versões tradicionais, os participantes desenham um triângulo no chão. Cada jogador coloca o mesmo número de bolinhas em qualquer lugar do círculo, reservando uma para ser a atiradora.

Alternadamente cada jogador tentará acertar uma bolinha adversária de modo que ela saia da área marcada. Para isso lançará a sua atiradora, também do lado de fora do triângulo, com a ajuda do polegar. A bola lançada não poderá ficar dentro da área, senão o jogador perde a vez. Dica: solte a sua criatividade (e a das crianças) montando novos percursos e desafios com as bolinhas!

 

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Dependendo de cada região brasileira, brincar com bolinhas de vidro tem um nome. E existem uma infinidade: Gude, baleba, bila, biloca, bilosca, birosca, bolinha-de-gude, bolita, boleba, bolega, bolita, bugalho, búraca, búlica, búrica, bute, cabiçulinha, clica, firo, fubeca, guelas, nica, peca, peteca, pinica... (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

www.colunaitalo.com.br

Comentários
Veja também